A autora Marisol F. acaba de lançar os livros "Caminho Caiçara" e "Maria Fumaça", que serão destinados às escolas públicas e bibliotecas do estado, permitindo que os alunos tenham acesso à leitura e conheçam mais sobre a história do Paraná. Enquanto o livro "Caminho Caiçara" narra uma rota ciclística de 163 quilômetros, explorando a cultura e paisagens do Paraná através de seu 1º Planalto, o livro infantil "Maria Fumaça" conta, de forma lúdica e colorida, a história do primeiro trem a vapor do Paraná.
O livro "Caminho Caiçara" descreve a rota ciclística de 163 quilômetros, entre São José dos Pinhais e Guaraqueçaba, destacando as paisagens naturais e as narrativas que moldaram a identidade paranaense. A série, composta por três volumes, foi criada com o intuito de contar a história do estado por meio dos seus 3 Planaltos. As páginas dos livros ganham vida por meio da seleção criteriosa das fotos feita pela autora, para presentear os leitores com as belas paisagens que compõem a região entorno do Primeiro Planalto, registradas pelos fotógrafos Daniel Castellano e Lucas Pontes.
Marisol F. explica: "Caiçara é uma palavra indígena que significa 'homem que vive da pesca'. Esse caminho é um retorno às origens, onde conta a história do Paraná através dos monumentos históricos, colônias de imigrantes e reservas ecológicas encontradas ao longo do percurso. Começa em Guaraqueçaba, na planície litorânea, e termina em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. São três séculos de história narrados em 163 quilômetros de cultura, ecologia e poesia, porque contar uma história é, de certa forma, um modo de transformar o mundo."
O livro infantil "Maria Fumaça" narra de forma lúdica a história do primeiro trem a vapor do Paraná, com a intenção de envolver as novas gerações na preservação ambiental e do patrimônio cultural do estado. Na obra as ilustrações foram feitas pelo designer Anderson S. Silveira, que atraem a atenção das crianças, em meio ao colorido e criativo, complementando toda a parte escrita.
A autora comenta que o livro "Maria Fumaça" mostra o caminho de uma forma romântica, mostrando o relevo e clima da serra e litoral. Abordou também os ciclos econômicos, como da erva-mate e da madeira, além da história da máquina a vapor e sua origem. "Procurei enfatizar a cultura caiçara para que isso chegue também às crianças, e por isso procurei ter uma ilustração cheia de vida e com muitas cores. Queria captar a alma de um dos passeios mais lindos do Brasil!"
Esse projeto é uma realização do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Copel e Sanepar, via Lei Rouanet, além do apoio da Fomento Paraná e do Governo do Paraná.
Para mais informações, siga o Instagram @escritoramarisolf.