Neste domingo, dia 15 de setembro, celebramos o aniversário de Ponta Grossa e o dia da padroeira da Diocese, a Mãe da Divina Graça. Por se tratar de uma festa diocesana, ela deve ser celebrada no dia próprio. Como o dia da padroeira caiu em um domingo este ano, foi necessário alterar a Liturgia, o que, segundo a tabela para missas rituais e para diversas circunstâncias, pode ser autorizada pelo 'ordinário local'. Levando em consideração a importância da padroeira diocesana, o bispo Dom Bruno Elizeu Versari permitiu sua celebração no próprio dia 15.
A sugestão da equipe diocesana de Liturgia e Canto Pastoral é que a celebração da manhã nas comunidades matriz e capelas sejam realizadas com a Liturgia própria da Festa da Mãe da Divina Graça. As outras celebrações, de vésperas e domingo à tarde, seguirão o formulário normal. Os coordenadores das equipes desse final de semana e também coordenadores das capelas devem orientar seus leitores quanto às alterações. Já nos Ritos Iniciais, o cântico de entrada deve ser o Hino da Mãe da Divina Graça. As leituras serão especiais, como a de Lucas 1,26, assim como a Oração dos Fiéis.
A padroeira da Diocese de Ponta Grossa foi instituída por decreto do Papa João Paulo II, de 25 de julho de 1983.
Desfile
A Igreja estará representada no desfile cívico-militar de domingo com cerca de 120 pessoas. O bispo emérito Dom Sergio Arthur Braschi irá compor o rol de autoridades no palanque oficial, na Avenida Vicente Machado. O desfile terá início às 8h30 e contará com a participação de agentes da Pastoral da Criança, do Encontro Matrimonial Mundial, Comunidade Shalom, Catequese, Liga Católica, do Rosário Perpétuo, Conselho de Animação Diocesana da Ação Evangelizadora (Cadae), Pastoral Familiar, Encontro de Casais com Cristo, Casa do Divino, Infância Missionária e do Movimento Mães que Oram Pelos Filhos.