Quarta, 17 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Biomedicina

Biomédicos se reúnem com autoridades de saúde de Ponta Grossa

Encontro vai abordar o papel dos profissionais, as áreas de atuação, as demandas locais, serviços de fiscalização e outros temas

27/06/2024 09h00
Por: Redação Fonte: Assessorias
Biomédicos vão se reunir com autoridades de Ponta Grossa no dia 27/06, às 15h, para debater a atuação profissional no município e região. Foto: Reprodução/Freepik
Biomédicos vão se reunir com autoridades de Ponta Grossa no dia 27/06, às 15h, para debater a atuação profissional no município e região. Foto: Reprodução/Freepik

Os diretores do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) vão se reunir com autoridades públicas de Ponta Grossa para debater temas relacionados à saúde e à atuação dos profissionais neste e em outros municípios vizinhos. O encontro será no dia 27 de junho (quinta), às 15h, na Rua Balduíno Taques, 3070, Vila Estrela.

Entre as autoridades que já confirmaram presença estão Priscila Degraf - presidente da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa – e Silvia Carla Serenato Carvalho de Vita; diretora da 3ª Regional de Saúde do Paraná; que abrange os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Sengés.

Pouco depois, às 19h30, os diretores do CRBM6 vão se reunir com acadêmicos de biomedicina, professores, coordenadores do curso superior, membros do sindicato e delegados regionais. O encontro será no prédio da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa [Av. Visconde de Taunay, 1855, Ronda]. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Giro pelo Paraná

Esse é o 11º encontro dos diretores do CRBM6 com autoridades públicas do Paraná e com os biomédicos locais em 2024. As audiências anteriores aconteceram em Maringá, Mandaguaçu, Paranacity, Paranavaí, Sarandi, Marialva, Londrina, Ibiporã, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Nessas ocasiões são discutidos temas como a inclusão do cargo de biomédico nos concursos públicos – conforme determina a Lei nº 21.356, de 3 de janeiro de 2023 - a ampliação das vagas de trabalho deste profissional de saúde para melhorar o atendimento à população e os diferentes campos de atuação.

“Existem mais de 5 mil biomédicos formados do Paraná, que atuam em mais de 30 áreas da saúde como acupuntura, análises clínica e ambiental, banco de sangue, biologia molecular, estética, genética, imagenologia, microbiologia de alimentos, parasitologia, perfusão, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia, entre outras”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.

“Com trabalho e diálogo, faremos mais reuniões como essa em diferentes regiões do Estado para estreitar os contatos com as autoridades públicas e mostrar como os biomédicos podem ajudar os paranaenses nos serviços de saúde”, complementa.

Atuação

O CRBM6 tem a sede em Curitiba e delegacias regionais em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa. A autarquia federal que tem jurisdição no Paraná regula, orienta e fiscaliza a atividade profissional em defesa da coletividade.

Nos últimos anos, a entidade obteve diversas conquistas para a categoria – como a norma que inclui o biomédico nos quadros públicos do Paraná – e realizou 673 ações de fiscalizações em 53 municípios de diferentes regiões do Estado. Após o recebimento de denúncia, o CRBM6 e a Vigilância Sanitária interditaram uma clínica de estética que funcionava de maneira irregular em Castro, no começo de abril.

“Esse trabalho atesta que os biomédicos e as empresas vistoriadas agem dentro da lei e cumprem as normas legais estipuladas. Para a sociedade, os benefícios envolvem a qualidade dos serviços prestados e a certeza de que as regras são exigidas, verificadas e cumpridas”, conta Daiane Pereira Camacho, vice-presidente do CRBM6.

Procura

A graduação de biomedicina é uma das mais procuradas atualmente em todo Brasil. No Paraná, os cursos são ofertados em mais de 50 instituições de ensino superior espalhadas por Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Campo Mourão, Apucarana, Foz do Iguaçu, Araucária, Guarapuava, Ivaiporã e Assis Chateaubriand.

No dia 28 de junho, a reunião dos diretores do CRBM6 acontece em Guarapuava, às 19h30, no San Marino Palace Hotel, com autoridades locais, profissionais biomédicos, estudantes e a comunidade.

Sobre o CRBM6

O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.

A entidade é formada por mais de 5 mil profissionais. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão em Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.

Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e  ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.