Quinta, 13 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Campos Gerais Corpus Christi 2024

Bispo Dom Sergio renunciou? entenda o caso

Durante a procissão, ele pediu orações pelo novo bispo

01/06/2024 11h41 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Bispo Dom Sergio renunciou? entenda o caso

A procissão de Corpus Christi é um dos maiores eventos católicos da região dos Campos Gerais. Com uma expectativa de cerca de 30 mil pessoas, a procissão percorreu as ruas principais da cidade.

Ao final, após a bênção solene com o Santíssimo Sacramento, Dom Sergio Arthur Braschi, bispo diocesano, proferiu algumas palavras aos presentes. Em tom emocionado, ele recordou as 20 procissões anteriores que conduziu. "Mas, como eu digo, não sou eu quem levo Jesus, é Jesus quem me leva", destacou o bispo. Devido a um problema em sua perna, este ano ele conduziu o Santíssimo Sacramento em um caminhão, protegido por uma cabine de acrílico.

Dom Sergio Braschi é o quinto bispo da diocese de Ponta Grossa, antecedido pelo Cardeal João Braz de Aviz, Dom Murilo Kruguer (hoje emérito de Salvador-BA), Dom Geraldo Pellanda e Dom Antonio Mazzaroto. Durante sua fala ao final da procissão, ele pediu orações pelo seu sucessor, ainda desconhecido. "Peço que todo o povo da Diocese reze a Deus, pedindo luzes, bençãos para a escolha do bispo que vai vir. Nós não sabemos quem é, mas o Espirito Santo vai inspirar", mencionou dom Sergio.

RENÚNCIA

A questão causou dúvidas entre os fieis sobre a "carta de renúncia" que o bispo teria "revelado" a sua entrega durante sua fala em Corpus Christi.

Dom Sergio falou pela primeira vez sobre o assunto, com exclusividade ao comVc, no episódio 3 da primeira temporada 1 do 'Circular comVc'. Nesta entrevista ele falou sobre o assunto, confira no recorte:

O episódio na íntegra está em nosso canal no Youtube. Acesse agora!

Segundo o Código de Direito Canônico - conjunto de leis que rege a parte jurídica da Igreja Católica - todo bispo diocesano é convidado a apresentar sua renúncia ao completar 75 anos. A renúncia de dom Sergio enquadra-se neste item, uma vez que ele completou a idade em 3 de dezembro do ano passado. Assim sendo, segundo o mesmo documento, ela somente terá validade quando for aceita pela autoridade competente.

As nomeações de bispos para as dioceses do mundo todo competem somente ao Papa Francisco, que nomeou Dom Sergio para Ponta Grossa e nomeará também o seu sucessor quando for oportuno.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.