Muitas pessoas pensam um pouco quando questionadas sobre seus objetivos de vida. Não é o caso de Marcos Bellizia, ao responder sem hesitar, que tem como meta inspirar pessoas através da sua trajetória, destacando a importância da educação internacional, do voluntariado, desenvolvimento pessoal, crescimento profissional, e, a contribuição para o desenvolvimento sustentável e liderança global do Brasil.
Ele conta que tudo começou nas piscinas nos tempos de atleta de Polo Aquático. “Pratiquei Polo Aquático durante uma grande parte da minha vida e fiz parte, como goleiro, do time que representou a seleção brasileira no Pan Americano e Sul Americano juniors da modalidade. A prática esportiva é um grande diferencial e escola de vida e contribui para que muitos alunos recebam bolsas de estudos nos Estados Unidos em boas universidades”, diz Bellizia.
Segundo Marcos, o processo de seleção de um aluno para uma universidade fora do Brasil, pode ser comparado ao longo processo de preparação para um campeonato esportivo. Não envolve apenas a atividade acadêmica e sim, todas as atividades que o aluno pratica, atividades extra curriculares,atividades para trazer algum benefício ao próximo ou até mesmo a sociedade em que vive. “É sempre muito recompensador ver jovens saindo da zona de conforto para um grande aprendizado fora do Brasil”, completa. « A grande maioria volta com um crescimento que jamais teria em quatro anos dentro do seupais. »
Seu MBA pela Boston University e tempos que passou estudando no Japão atestam o impacto positivo que teve na sua educação internacional impactando na sua carreira e hoje faz parte como membro destacado do Board de ex-alunos da Boston University, contribuindo para conectar estudantes brasileiros e de outros paises com oportunidades de educação superior nos Estados Unidos. “Acabo entrevistando também hoje em dia filhos de amigos americanos e de outros paises que estudaram comigo a mais de 25 anos atras.” É realmente gratificante.
Marcos atua hoje como diretor da SRB, Sociedade Rural Brasileira, associação de produtores rurais privados fundada em 1919, defendendo o setor agropecuário brasileiro e promovendo práticas sustentáveis. Sua carreira diversificada foi marcada por posições executivas em empresas de renome como ConAgraFoods, Bel Fromagerie, Nestlé Waters, e Ambev, além da sua consultoria especializada em reestruturação de empresas e projetos editorias para melhoria da saúde mental.
A certeza de continuar trilhando o caminho certo aconteceu com o convite para palestrar na renomada GW University em Washington, compartilhando conhecimentos e inspirando a próxima geração.
“Sou motivado pela visão de um Brasil liderando globalmente pelas vantagens competitivas que temos como diferencial. Precisamos através da educação mudar o patamar desta busca em todo entorno que atuamos, não só com sustentabilidade no agronegócio mas também com uma política externa engajada.
Vou continuar a trabalhar oferecendo minha experiência e tempo de forma voluntária para incentivar novos estudantes a buscar educação internacional e trazer esse conhecimento de volta ao Brasil. Isso é o minimo que podemos fazer para retribuir a oportunidade de estudo internacioal que tivemos no passado”, finaliza Marcos Bellizia.