A equipe Baja Gralha Azul, do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) participou da 29ª Competição Baja SAE Brasil. O evento foi realizado em São José dos Campos, São Paulo, entre os dias 20 e 24 de março de 2024. A equipe de competição é capitaneada pelo estudante de engenharia mecânica Henrique Starke e tem como orientador o professor Roberto Squarcio, que atua junto ao Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC-PG). Atualmente o Baja é composto por 35 alunos, porém tem capacidade para até 42 participantes.
O projeto MINI BAJA, hoje conhecido como BAJA SAE é uma competição organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE). O programa é um desafio aos estudantes de Engenharia para aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Os alunos incrementam sua preparação para o mercado de trabalho a partir do desenvolvimento de um veículo off road, desde sua gestão, concepção, projeto detalhado, construção e testes.
Squarcio relata que o evento ocorreu debaixo de muita chuva. Ele conta que, desta forma as provas propostas puderam avaliar inspeção de segurança, habilidade de tração, desempenho estático e dinâmico, conferindo a capacidade de aceleração e desaceleração do veículo. “Na etapa conhecida como super prime, os veículos disputam aos pares para definir o grid de largada da última prova, o enduro ou a prova de resistência”, explica.
O coordenador destaca que as equipes do SAE-BAJA não estão somente vinculadas à competição e suas diferentes provas, elas também produzem conhecimentos acadêmicos e tecnológicos que podem ser diretamente aproveitados na indústria automobilística. “A aplicação de materiais compósitos de engenharia na carenagem de veículos de passeio e o desenvolvimento de novos sistemas e técnicas de montagem relacionadas à suspensão, ao sistema de frenagem e ao sistema de transmissão (powertrain), por exemplo”, comenta.