Quinta, 19 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Carreira Startups

Episódio do Start Growth Talks ressalta importância de investir em rede de contatos

Coordenador da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação SA explora a necessidade de construção de rede sólida e ativa no ecossistema de startups

01/03/2024 11h48 Atualizada há 7 meses
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

Já está disponível o quarto episódio do Start Growth Talks, podcast que leva insights valiosos e inspiração para empreendedores que buscam acelerar o crescimento de suas startups e passar mais rapidamente pelo vale da morte.  Desta vez, o tema em foco é “A importância da rede de contatos para o empreendedor”, tendo como convidado Marlon Alves Cardoso, coordenador da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação SA. No bate papo, ele procurou explorar a importância da construção de uma rede sólida e ativa no ecossistema de startups.

Segundo Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co fundadora da Start Growth, Venture Capital responsável pelo podcast, que investe em startups e cria máquinas de marketing e vendas para potencializar o crescimento e a performance das organizações, o objetivo é entregar aos empreendedores conhecimentos práticos, ideias inovadoras e conselhos acionáveis que eles possam aplicar em suas jornadas empreendedoras. “Por isso, além dos empreendedores e investidores, convidamos especialistas em áreas específicas relevantes para o tema de cada episódio, como Marlon Alves Cardoso”, explica.

No episódio, Marlon explica que o networking abre muitas portas e cita as possibilidades trabalhadas no Vale do Pinhão. “As redes estabelecidas no Vale foram criadas para criar amparo lateral  para a jornada do empreendedor, seja para quem está empreendendo ou se capacitando para o mercado de tecnologia, todas as ações estão sempre focadas neste percurso”, disse. 

De acordo com o coordenador da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação SA, as conexões podem se dar de forma individual ou via clusters de inovação, vertentes específicas de negócio, como turismo, saúde, fintechs e outras. “O cluster é a área com a qual seu negócio se identifica e, discutindo entre si demandas e interesses, os empreendedores apresentam para a governança do ecossistema essas demandas”, afirma, contando que, como última rede ampla e aberta, participam representantes de instituições de apoio, sejam do governo ou privados. 

Para Marlon, a entrada no ecossistema e em redes sólidas tem uma série de benefícios. “Existem momentos de inspiração, de capacitação, de desenvolvimento, de repensar. O empreendedor é um herói e ele tem seus momentos de descoberta de poderes e fraquezas. É importante ter pessoas que o ajudem nesta jornada”. Ele explica que, em seu caso, apesar de nunca ter empreendido, consegue ajudar entregando o conhecimento acumulado que adquiriu com outros empreendedores.

No podcast, a necessidade de manter a rede ativa mesmo em momentos com pouco tempo disponível foi um ponto que mereceu atenção, já que a partir daí o empreendedor consegue obter ajuda personalizada quando necessário.

O podcast na íntegra pode ser acessado no https://www.youtube.com/watch?v=NTfAvonm6Cc

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.