O mundo recém experimentava o então protagonista da comunicação virtual, o Skype, em 2003, e as novidades proporcionadas pelo uso de pen-drives e do primeiro smartphone, o Black Berry, quando o que viria a ser uma das mais notáveis edtech brasileiras estava por nascer. Em meio à ebulição digital do início do século XXI foi constituída a base da empresa que hoje está presente em 22 estados, além do Distrito Federal: a F10 Software que, atualmente, em apenas um dos produtos, gerencia o acesso de 10 mil usuários por dia, que por sua vez administram a vida escolar de 270 mil alunos. Genuinamente paranaense, a empresa, especializada em gestão e performance operacional para instituições de ensino, comemorou duas décadas de atuação em novembro de 2023.
Ao longo da sua trajetória, a F10 permaneceu focada na apresentação de soluções para que as instituições ofereçam plataformas que atendam às características da sociedade contemporânea, cada vez mais digitalizada. A principal expertise é atuar como ponte na transição das escolas para a era digital e, por isso, foi preciso projetar produtos que integrem diferentes serviços. Uma das áreas em ascensão é a criação de ferramentas que englobam sistemas de gestão e de comunicação, tecnologia para atividades em sala de aula e sistema de análise de dados no ensino. Atualmente, a empresa atende aproximadamente 500 instituições, desde o ensino regular até institutos de formação profissional e de cursos livres, oferecendo múltiplas soluções, independentemente do dispositivo usado, além de diversos serviços e ferramentas para todos os setores da instituição.
As ferramentas desenvolvidas auxiliam as instituições a se digitalizarem de maneira rápida e com menos custos, sempre acompanhando as tendências do mercado e as demandas da sociedade. Ao completar 20 anos, passou a oferecer, por exemplo, um sistema para pagamento das mensalidades via PIX Cobrança, o meio de pagamento criado pelo Banco Central em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos e sem taxas adicionais. A solução integrou outros serviços oferecidos, como automatização de notas fiscais, indicadores gerenciais e aplicativos.
A F10 oferece uma ampla variedade de soluções para a gestão escolar, abrangendo desde o controle comercial, pedagógico e financeiro dos alunos até indicadores gerenciais que proporcionam uma visão abrangente do negócio. Além disso, a plataforma facilita a comunicação com o poder público para emissão de notas fiscais e acesso a históricos escolares, assim como a interação direta com os alunos para disponibilização de conteúdos e realização de pagamentos de mensalidades online. Também garantimos uma integração fluida com instituições bancárias, permitindo a geração automática de cobranças via PIX para os alunos, tornando o processo de pagamento mais eficiente e conveniente para todos os envolvidos.
O diretor de operações da F10, Rafael Moreira, atribui o sucesso da empresa em parte por conseguir atender rapidamente à demanda gerada durante a pandemia de Covid-19, demonstrando que tem muito a oferecer em um país que ainda registra defasagem no nível de maturidade tecnológica corporativa, especialmente o sistema educacional. Outro segredo, segundo ele, é estar atento às mudanças impostas pelas inovações tecnológicas. “Após 20 anos, as soluções para a administração escolar que imaginávamos estão quase que na totalidade modificadas. Hoje os negócios e a tecnologia exigem que se tenha muito mais interação e integração”, cita Moreira.
A procura por soluções abre caminho para novos investimentos em tecnologia. A F10 é apenas um exemplo das inúmeras empresas do setor que devem fazer parte desta dinâmica, sobretudo com o advento da Inteligência Artificial (IA) Generativa e outras tecnologias que estão acelerando a transformação digital em 2023. Moreira afirma que a F10 fechou o ano com um crescimento de quase 40% em número de clientes e faturamento. O percentual está acima da média estimada pela consultoria IDC, em estudo que aponta que as soluções de automação, com o uso da IA, vão superar US$ 214 milhões no Brasil, um crescimento de 17% sobre 2022.
Outro motivo para o crescimento está baseado no resultado do Censo do Ensino Superior 2021, divulgado em novembro de 2022. O levantamento mostra uma expansão da modalidade EaD (ensino à distância) no Brasil. Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos à distância. O número representa 41,4% do total. Isso mostra de forma concreta para qual direção caminha a educação superior: o modo online. O cenário abre caminho para as edtechs como a F10, que atuam como fornecedoras de soluções para a transferência de conteúdo e para a gestão de novos serviços.
“A F10 hoje é responsável não só entregando um produto que proporciona a completa administração dos negócios, como também possibilitando a comunicação completa com o aluno, com seu responsável, assim como total integração com bancos, poder público além de outros sistemas, para que nada passe despercebido do administrador da instituição atendida”, aponta o CEO da F10, Marcos Pegoraro.
Pegoraro destaca que a capacidade de atender às peculiaridades de um país continental também foi um diferencial ao longo das duas décadas de atuação. "Como estamos presentes em 260 municípios distribuídos em todo o território nacional, criamos uma expertise em responder às demandas e às solicitações de forma eficiente, sempre respeitando a diversidade cultural brasileira, características regionais, exigências locais, além de nomenclaturas usadas de diferentes formas em distintas regiões do país".