Quinta, 28 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Ensino Colônia de férias

Casa da Criança de Castro realiza mais um Colônia de Férias ao longo do mês de janeiro

As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e participaram de uma grande gincana intergeracional, que levou em consideração a faixa etária dos usuários - de seis a 17 anos. A maioria das provas tinha fundamentação cultural ou era relacionada a filmes ou programas de TV, por isso a Colônia de Férias ganhou o nome de Hollywood

06/02/2024 16h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Castro
Divulgação
Divulgação

A tradicional Colônia de Férias da Casa da Criança e do Adolescente Pe. Marcelo Quilici foi responsável por promover mais um janeiro agitado, com a participação de diversos usuários, de diferentes equipamentos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município. Com a missão de cuidar de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, a instituição trabalha de forma ininterrupta, ou seja, não têm férias como ocorre nas unidades educacionais.

A Colônia de Férias, realizada desde 2014, tem como objetivo nesse período, manter o caráter preventivo e protetivo do Serviço, conforme está previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. Neste ano, as atividades contaram com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e participaram de uma grande gincana intergeracional, que levou em consideração a faixa etária dos usuários - de seis a 17 anos. A maioria das provas tinha fundamentação cultural ou era relacionada a filmes ou programas de TV, por isso a Colônia de Férias ganhou o nome de Hollywood.

Foi um mês inteiro de atividades, que reuniu usuários encaminhados pelas unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), como CRAS Luiz King, ou pelos Creas além de usuários que já frequentam a Casa da Criança e Adolescente e residem nas comunidades vizinhas. “A Colônia de Férias é bem isso, brincadeiras, jogos esportivos e ações culturais que promovem a socialização, a empatia, o desenvolvimento da autonomia do trabalho em equipe e o protagonismo de crianças e adolescentes, tudo isso de forma direcionada e organizada, de acordo com os eixos que norteiam o Serviço, que visa o desenvolvimento do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o território onde vive”, destacou a assistente social da Casa da Criança, Luciana Camargo.

Conforme lembrou a profissional, nesta edição a realização da Colônia de Férias também contou com a parceria de outros Serviços de Convivência do Território e Serviços Públicos. “Tivemos a participação dos adolescentes, agentes de cidadania do Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva (Ceju) e das crianças e adolescentes da Guarda Mirim. Em alguns dias chegamos a ter mais de 144 participantes, na Colônia.  Acreditamos que a parceria com os Serviços Públicos, Ceju e Guarda Mirim foi um sucesso, tivemos momentos de competitividade, criatividade e muitas conquistas, mas acredito que a maior conquista foi a amizade que estabelecemos”, ressaltou Luciana.

Prêmios

Ao final da Colônia de Férias as crianças e adolescentes ainda foram premiados, conforme classificação. O grupo que ficou com o primeiro lugar ganhou um passeio e banho de piscina; o segundo lugar passeio e piquenique, e o terceiro lugar, kit de guloseimas. No final todos ainda receberam prêmio pela participação, e o encerramento foi definido pelo nome da gincana. Todos foram ao cinema, aproveitar uma sessão cedida pelo Cineplus Castro. “Foi muito gratificante essa colônia a parceria, estamos ansiosos pela próxima ação em conjunto”, finalizou a assistente social.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.