Quinta, 28 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Ensino Segunda língua

A semente do conhecimento se planta cedo

Como aprender uma nova língua desde o início da vida pode mudar o futuro do seu filho

12/01/2024 09h47
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

O aprendizado de inglês na infância não é apenas uma questão de facilidade, mas sim de desenvolvimento integral. Neste estágio as crianças estão imersas em descobertas, com uma curiosidade ilimitada. Isso facilita a absorção de conhecimento, mas vai além: molda diretamente o desenvolvimento infantil.

É inegável que durante a infância, a aprendizagem ocorre de forma mais rápida. As crianças estão mais abertas a novas experiências, possuem menos medo de errar e têm uma maior disposição para interagir. Estas foram as motivações que levaram o professor Carlos Henrique Chagas dos Santos a criar o método "aprendda como uma criança", já que a forma na qual as crianças aprendem é tão eficiente que decidiu reproduzi-la para todas as idades. Mas estudos, como os do MIT, ressaltam que é nesse período da vida que há maior fixação de conceitos gramaticais no aprendizado do inglês. Além disso, a capacidade de produção e compreensão de sons é mais eficaz devido ao aparelho fonador em desenvolvimento, portanto mesmo com um bom método ensinar seu inglês ao seu filho desde cedo ainda é essencial.

Além do aprimoramento cognitivo, o aprendizado de inglês na infância amplia a bagagem cultural, reduz a timidez e prepara para o mercado de trabalho. A criança se torna mais confiante ao se expressar e amplia sua visão de mundo ao conhecer novas culturas. Mais do que um requisito profissional, o inglês se torna uma ferramenta essencial para o acesso a informações e oportunidades acadêmicas e de emprego.

Os pais também podem buscar aprender para ensinar seus filhos duas línguas simultaneamente, pois melhora a resolução de problemas, concentração e criatividade são aprimoradas. O cérebro bilíngue está constantemente desafiado, melhorando a associação de ideias e a habilidade de resolver questões complexas.

Além de que aprender inglês junto de seu filho também estreita os laços entre os dois, ao errar juntos e compartilhar este tempo e experiência cria uma memória não de cobrança ao aprendizado mas sim de companheirismo e familiaridade.

Aprender inglês desde cedo não é apenas uma vantagem, é um investimento no futuro das crianças, preparando-as para um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.