BrasilCultura

Benito di Paula morre aos 84 anos em São Paulo

Cantor e compositor de “Retalhos de Cetim” estava internado para tratar um câncer de próstata.

O cantor, compositor e pianista Benito di Paula morreu no domingo (18), aos 84 anos, em São Paulo. Segundo o Diário do Rio, ele estava internado no Hospital 9 de Julho e fazia tratamento contra um câncer de próstata havia cerca de um ano.

Nascido em Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, Benito ganhou projeção nacional com canções como “Retalhos de Cetim” e “Charlie Brown”. Em mais de cinco décadas de carreira, ficou conhecido por combinar samba, piano e canções românticas.

Da infância aos palcos

Batizado Uday Veloso, Benito nasceu em 28 de novembro de 1941. O interesse pela música começou em casa, ao acompanhar o pai, José Veloso, que tocava instrumentos e mantinha um conjunto regional. Ainda adolescente, passou a cantar em um hotel de Nova Friburgo, com o incentivo de Alfredo Motta, que também o ajudou a adotar o nome artístico.

Aos 17 anos, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro para servir ao Exército. Depois, trabalhou como cantor em casas noturnas, onde interpretava diferentes estilos. Antes de se estabelecer em São Paulo, também viveu em Santos.

Canções que marcaram a carreira

“Retalhos de Cetim”, lançada em 1973, tornou-se um de seus maiores sucessos e foi gravada por intérpretes brasileiros e estrangeiros. No ano seguinte, Benito lançou “Charlie Brown”. Seu repertório inclui ainda “Mulher Brasileira”, “Se Não For Amor” e “Do Jeito Que a Vida Quer”.

InfográficoA trajetória de Benito di Paula

Marcos da vida e da carreira do cantor

  1. 28 de novembro de 1941Nascimento em Nova Friburgo
  2. 1973Lança Retalhos de Cetim
  3. 2025Homenagem no CarnavalDesfile da Águia de Ouro
  4. julho de 2026Espetáculo Benito 85Participação em apresentação organizada pelo filho
Fonte: Diário do RiocomVc Portal

O cantor gravou dezenas de discos, e suas composições foram interpretadas por artistas como Roberto Carlos, Maria Bethânia e Alcione. Também dividiu o palco e trabalhou em um álbum comemorativo com o filho, o cantor e pianista Rodrigo Vellozo.

Homenagens recentes

Em 2025, Benito foi tema de um desfile da escola de samba Águia de Ouro, em São Paulo, e participou da apresentação. Naquele ano, sua trajetória também inspirou um musical apresentado em Nova Friburgo. Em julho de 2026, ele participou do espetáculo “Benito 85”, organizado pelo filho.

Com informações de diariodorio.com.

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo comVc Portal.