O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) oferecerá em agosto uma programação educativa gratuita para estimular a reflexão, a criatividade e o diálogo entre gerações. A agenda do setor educativo inclui oficinas, rodas de conversa e visitas mediadas, com propostas que abordam desde a criação sonora em jogos digitais até questões de memória, direitos humanos e cultura visual. As atividades têm vagas limitadas, sendo necessária inscrição prévia para participar.
Confira a programação:
7 de agosto (quinta-feira)
Oficina de game áudio
O Museu preparou a Oficina de Game Áudio para despertar a imaginação dos participantes. Ministrada pelo professor Hugo Leonardo Martins Correa, a oficina apresenta, de forma prática, as principais etapas do processo de criação musical e de sound design aplicados a jogos digitais. Serão abordados aspectos como concepção estética, estruturação da trilha, integração com a narrativa interativa e estratégias de imersão sonora. Os participantes acompanharão uma demonstração de ferramentas de implementação em tempo real por meio do software FMOD e observarão como os elementos sonoros se adaptam às dinâmicas do jogo. A atividade incluirá a análise de um jogo digital previamente selecionado, com ênfase nas decisões criativas e técnicas envolvidas na produção sonora.
Horário: às 14h
Vagas: 10
Público: a partir de 14 anos
Inscrições AQUI
15 de agosto (sexta-feira)
Roda de conversa - Teresa Urban: Eu estive aqui
O evento promoverá uma conversa sobre o contexto da ditadura civil-militar de 1964 e debaterá o depoimento gravado da jornalista Teresa Urban à Comissão Estadual da Verdade do Paraná e à Comissão Nacional da Verdade. O objetivo é refletir sobre as graves violações de direitos humanos praticadas no período e evitar o esquecimento. Em parceria com o Comitê Estadual de Memória, Verdade e Justiça do Paraná e o Ministério Público do Paraná, a atividade propõe dar visibilidade ao período em que a jornalista esteve presa no antigo Centro de Triagem de Curitiba, bem como ao seu depoimento à CNV e à CEV-PR. Atualmente, o Centro de Triagem integra o MIS-PR e tem promovido diversos eventos do "Projeto Cárcere", que objetiva fomentar uma reflexão sobre a complexidade do sistema carcerário.
Horário: às 15h
Vagas: 20
Público: a partir de 16 anos
Inscrições AQUI
20 de agosto (quarta-feira)
Roda de conversa - Caixa de lembranças do MIS
O evento será conduzido pelo Setor Educativo e terá dois momentos. No primeiro, os participantes farão uma visita guiada à exposição "Sinestesia dos Objetos", que apresenta uma coleção de itens tridimensionais do acervo do museu, incluindo vitrolas, câmeras, rádios, televisores e outros objetos significativos, considerando o processo criativo e a evolução tecnológica das produções fotográficas, da TV, do rádio e do cinema. O segundo momento reunirá os participantes no miniauditório, em um ambiente preparado para o diálogo, para compartilhar histórias e lembranças por meio de atividades sensoriais e lúdicas, com o objetivo de estimular a cognição e melhorar a qualidade de vida, promovendo a convivência social e comunitária entre pessoas de diferentes gerações, por meio de momentos de afeto e diversão.
Horário: às 14h
Vagas: 20
Público: Intergeracional
Inscrições AQUI
22 de agosto (sexta-feira)
Visita Guiada Noturna - Retratos do MIS
Em alusão ao Dia Nacional da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, o Museu de Imagem e do Som preparou para o mês uma visita mediada noturna permeada pela fotografia e sua importância na vida e no mundo, seja ela histórica (o registro), genealógica (a herança), cognitiva (a memória) ou criativa (a expressão). Nesta visita, coordenada pelo setor educativo do museu, os participantes explorarão as exposições em cartaz: "Sinestesia dos Objetos" e "Ciclos — Percepções da alma em movimento". Prepare sua câmera fotográfica ou celular e venha viver esse momento no espaço museal, com a oportunidade de registrar essa história em seu livro da vida, com retratos, fotografias, palavras e muita emoção.
Horário: às 19h
Vagas: 30
Público: livre
Inscrições neste endereço
30 de agosto (sábado)
Visita Guiada - "Desse Lado do Muro" (Projeto Cárcere)
A visita explora a antiga central de custódia da Rua Barão do Rio Branco, no centro de Curitiba, recentemente anexada ao MIS-PR. No local, encontra-se o prédio de um antigo presídio, que abriga o Projeto Cárcere e a exposição "Desse Lado do Muro", propondo trazer à tona a temática carcerária. Ambientada entre celas e grades originais, a exposição leva o público a refletir, por meio das fotografias de Erick Dau, Francisco Proner e Thiago Dezan, sobre a realidade do sistema prisional latino-americano.
Horário: às 14h
Vagas: 30
Público: a partir de 16 anos
Faça as inscrições AQUI
Para mais informações sobre as programações, entre em contato com a equipe do MIS-PR pelo e-maileducativomis@seec.pr.gov.br.