Sábado, 26 de Julho de 2025 (42)99838-3791
Esportes Esporte

Festival de Inverno do Litoral terá 16 eventos esportivos neste fim de semana

Programação do último fim de semana acontece em Guaraqueçaba, Matinhos, Paranaguá, Guaratuba, Pontal do Paraná e Morretes. Serão disputados desde ...

25/07/2025 18h52
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: SEES
Foto: SEES

O Festival de Inverno que acontece no Litoral do Paraná abriu a edição 2025 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Ele vai movimentar a região com uma maratona de 16 eventos distribuídos no sábado e no domingo (26 e 27), em Guaraqueçaba, Matinhos, Paranaguá, Guaratuba, Pontal do Paraná e Morretes. É o último fim de semana. Ao longo do mês de julho foram realizadas disputas de mais de 40 modalidades esportivas.

Com a conclusão dessa primeira etapa, os JANs passam para a próxima fase, a do Norte Pioneiro, que acontece entre os dias 22 e 31 de agosto. Criados em 2019 pelo Governo do Paraná, eles são uma iniciativa inédita no País, que alia atividade esportiva, turismo e movimento à economia. A realização é da Secretaria do Esporte (SEES), com apoio de federações, prefeituras e entidades parceiras.

Neste fim de semana, a programação começa no sábado com oficinas e disputas nas modalidades de Beach Tennis, Flag Football e LPO (Levantamento de Peso Olímpico). A agenda segue com competições de Surf em Guaratuba, o Triathlon na Praia Mansa de Caiobá, Motociclismo e Enduro Equestre em Pontal do Paraná, além dos E-Games e do Festival de Lutas, que ocorrem em Matinhos e Pontal, respectivamente.

O domingo (27) encerra oficialmente a etapa com destaque para o tradicional Arrancadão de Canoa em Guaraqueçaba, o Cross Country em Paranaguá, o Cicloturismo em Morretes e o aguardado Triathlon em Matinhos.

“As últimas semanas do Festival de Inverno já foram um sucesso e com certeza essa promete ainda mais. Teremos várias competições para fechar com chave de ouro essa primeira etapa dos JANs, com os melhores atletas de suas modalidades”, afirma Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).

Segundo o diretor, o evento extrapola o campo esportivo ao impulsionar a economia e movimentar o Litoral fora da alta temporada. “Estamos usando o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Os JANs são uma ferramenta poderosa para transformar o potencial turístico do nosso Litoral em resultados concretos para a população”, ressalta.

Confira a programação completa:

Sábado - 26 de Julho

Levantamento de Peso Olímpico, no Aeroparque, em Paranaguá (08h00)

Enduro Equestre, no Balneário Barrancos, em Pontal do Paraná (07h00)

Sábado e domingo - 26 e 27

Beach Tennis, na Arena JAN, em Matinhos (08h00)

Flag Football, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá (08h00)

Pesca Embarcada (Festival do Pescador), na Praça Willian Michaud, em Guaraqueçaba (08h00)

Corrida de Aventura, no Parque Municipal, em Guaratuba (08h00)

Surf, no Brejatuba, em Guaratuba (08h00)

E-Games, na Arena Vicente Gurski em Matinhos (14h00)

Motociclismo, na Pista de Motocross, em Pontal do Paraná (08h00)

Festival de Lutas JAN, na Associação Banestado, em Pontal do Paraná (08h00)

Domingo - 27

Triathlon, na Praia Mansa (Caiobá), em Matinhos (07h00)

Cicloturismo, na Estação Ferroviária , em Morretes (07h00)

Arrancadão de Canoa, na Praça Willian Michaud, em Guaraqueçaba (08h00)

Cross Country , no Morro do Holandês, em Paranaguá (07h00)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.