Depois de uma semana intensa de arte, emoção e troca de experiências, o 3º Festival Cacarejando Histórias chegou ao fim no último domingo (16), reunindo artistas, crianças, educadores e amantes da literatura para um encerramento especial no Bando da Leitura, na região de Oficinas. O evento, que percorreu diversos espaços da cidade com contos, oficinas e espetáculos, consolidou-se como uma importante ação de incentivo à cultura e à formação de novos leitores. Ao todo, foram mais de 2 mil pessoas prestigiando as apresentações.
Ao longo da programação, contadores de histórias de várias partes do Brasil compartilharam narrativas em escolas, praças, centros culturais e instituições de acolhimento, promovendo o encantamento e a valorização da oralidade. Além de personalidades locais que participaram das apresentações e oficinas, destacam-se Renan Sota, Bya Paixão, Cassiano Caron, Ana Cláudia Oliveira, Teresinha Musardo, João Agner, Alfredo Mourão, Silvestre Alves e outros talentos que fortaleceram a tradição da contação de histórias na região.
A professora Liz Contadora de Histórias destacou a profundidade da experiência vivida no festival: "Participar do Cacarejando Histórias foi uma experiência profundamente gratificante. A atmosfera vibrante e acolhedora desses espaços de narrativa sempre me envolve em uma onda de emoções, afetos e alegria. A oportunidade de compartilhar narrativas da mitologia Yorubá, acompanhadas do toque ancestral do tambor, foi um presente inestimável".
A conexão entre artistas e público foi um dos grandes trunfos do Festival. Para Lucélia Clarindo, fundadora do Bando da Leitura, a proposta do evento reforça a importância da coletividade e do acesso à cultura: "Participei do primeiro Festival Cacarejando Histórias e, ao longo das edições, tenho visto como a coordenação está cada vez mais organizada e comprometida. Esse ano, o encerramento coincidiu com o aniversário de 18 anos do Bando da Leitura, e foi um momento mágico, reunindo mais de 80 pessoas. Ter um espetáculo teatral dentro da nossa celebração foi um presente".
O encerramento contou com a apresentação do espetáculo "Encantarias", da Cia LevArte, trazendo um mergulho poético na magia das histórias, reforçando o poder da imaginação e da tradição oral.
Para Renan Sota, produtor cultural e responsável pelo Festival, o evento reafirma a importância da oralidade e do acesso democrático à cultura: "O Cacarejando Histórias tem como propósito levar a contação de histórias para os mais diversos públicos e espaços, garantindo que a arte da palavra falada continue viva e acessível. Nesta edição, conseguimos ampliar ainda mais nosso alcance, proporcionando momentos únicos de troca e encantamento".
Com a finalização de sua terceira edição, o Festival Cacarejando Histórias segue deixando um legado na cena cultural ponta-grossense, ampliando espaços de leitura, formação e vivência artística para a comunidade.
Bando da Leitura
Criado há 18 anos, o Bando da Leitura é um projeto sociocultural que incentiva a leitura e a democratização do acesso aos livros em Ponta Grossa. Surgiu a partir da iniciativa de duas alunas da Escola Frei Elias, local onde a fundadora Lucélia Clarindo lecionava. Atualmente, o Bando da Leitura funciona como um ponto de cultura, promovendo ações voltadas à literatura, arte e educação, contribuindo para a formação de leitores e para o fortalecimento da cultura na região.
Além de contar com um acervo de livros acessíveis para crianças, jovens e adultos, o Bando também realiza atividades como rodas de leitura, oficinas, encontros literários e eventos que integram diferentes formas de expressão artística. O projeto já impactou centenas de pessoas ao longo de sua trajetória, fortalecendo o vínculo da comunidade com a literatura e incentivando o prazer da leitura desde a infância. Em 2023, o Bando foi reconhecido como Ponto de Cultura, ampliando ainda mais seu alcance e impacto na sociedade.
Nova série 'Quem Matou Nossa Filha?' estreia na HBO Max no dia 18 de setembro
Cultura Projeto Cultural de PG encerra turnê com 40 apresentações no Paraná
Novidade Discovery e HBO Max divulgam trailer de 'Largados e Pelados Brasil - A Tribo'
Cultura Escritora Carol Oliveira lança “Mica Mexerica” em Ponta Grossa
#Ficaflix2 O que assistir no fim de semana: estreias no streaming e cinema
Cultura Livro infantil “Um Menino Genial” conquista leitores em Ponta Grossa
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia