Nos dias que antecedem o primeiro aniversário da partida do Padre Wilton Moraes Lopes, CSsR, a comunidade da Copiosa Redenção se prepara para um evento especial: o lançamento da primeira biografia de seu fundador. O evento acontecerá em Ponta Grossa (PR) no dia 6 de março, durante um jantar dedicado à promoção vocacional. A obra, intitulada Força e Coragem – biografia do Padre Wilton Moraes Lopes, o redentorista que fundou a Copiosa Redenção, foi escrita pela jornalista Lydiana Rossetti e será publicada em parceria entre a Copiosa Redenção e a Editora Santuário, dos padres redentoristas da Província de Aparecida (SP).
A ideia de produzir a biografia foi sendo gestada desde janeiro de 2024, especialmente com o agravamento da saúde de Padre Wilton, que faleceu no dia 4 de março daquele ano. A obra, agora ainda mais significativa, surge como um legado da história do sacerdote, que tanto marcou a vida religiosa e social da região. Segundo Madre Tânia Azevedo, superiora geral das Irmãs da Copiosa Redenção, a biografia assegura que a história de Padre Wilton não se perca com o tempo: “Ela nos garante que a Congregação e outras pessoas terão acesso à vida do Padre Wilton, com detalhes preciosos que, se demorássemos mais, poderiam desaparecer.”

Com mais de 200 páginas, a biografia resgata a trajetória de Padre Wilton, desde sua infância até os últimos momentos de sua vida. A obra explora a cultura e os contextos sociais que influenciaram cada fase de sua jornada, destacando a sua capacidade de ler os sinais de seu tempo. Além de uma pesquisa histórica e documental, o livro é resultado de entrevistas com familiares, amigos, confrades e filhos espirituais do sacerdote. A autora, Lydiana Rossetti, explica que o título Força e Coragem foi inspirado em uma frase frequentemente pronunciada por Padre Wilton e que também marcou sua cerimônia de velório. “Essas virtudes estavam presentes em todas as etapas de sua vida”, afirma Lydiana.
A trajetória de Padre Wilton é marcada por suas origens humildes em Tesouro (MT), onde nasceu em uma família de garimpeiros e farmacêuticos. Aos 9 anos, foi enviado para um colégio interno, onde a vida religiosa despertou seu vocacionamento. Aos 14, ingressou no Seminário da Congregação do Santíssimo Redentor e, após anos de dedicação, foi ordenado sacerdote em 1983. Sua devoção e carisma, especialmente durante os retiros de cura e libertação, atraíam grandes multidões. Em 1987, a experiência de um retiro de jovens em Vitória (ES), onde descobriu um embrulho com drogas sobre o altar, inspirou-o a iniciar um trabalho de recuperação de dependentes químicos.
Em 1989, fundou a Congregação das Irmãs da Copiosa Redenção, dedicando-se ao cuidado e à recuperação de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Seu legado é visível na Congregação que ele deixou, composta por irmãs, irmãos e leigos consagrados, todos comprometidos com o Carisma da Copiosa Redenção. Com sua saúde fragilizada pela diabetes e complicações de pequenos AVCs, Padre Wilton faleceu em março de 2024, aos 67 anos, vítima de uma sepse pulmonar.

O lançamento da biografia será realizado durante um jantar em sua memória, que contará com a presença de diversos convidados especiais, incluindo Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Ponta Grossa, Dom Sérgio Braschi, bispo emérito e amigo pessoal de Padre Wilton, e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. O evento também incluirá uma exposição das obras de arte pintadas pelo próprio Padre Wilton, música ao vivo e uma sessão de autógrafos, celebrando o legado imortalizado na biografia de um homem que dedicou sua vida a transformar a realidade daqueles ao seu redor.
Fique por dentro Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França: veja programações
Prevenção Projeto do HU-UEPG previne amputação de pernas e pés de pacientes com doenças vasculares
Reconstrução Paróquia de Castro celebra 20 anos com resiliência e fé
UEPG UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores
Diocese Encontro regional reúne mais de 100 padres a partir de hoje em Ponta Grossa
Política Deputada Mabel Canto recebe representantes da CCR PRVias na Assembleia
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia