O Cine Lido, um dos espaços icônicos da cena cultural de Curitiba, passará por um amplo processo de revitalização e reformulação de suas atividades. O projeto foi oficialmente anunciado na manhã desta quarta-feira (12), em um encontro que contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel e dos empresários responsáveis pelo novo espaço, que promete ser um marco para o entretenimento da capital paranaense.
Inaugurado em 1959 e conhecido por ter abrigado a maior tela de cinema do Sul do país, o Cine Lido será transformado em uma moderna casa de shows e eventos. O espaço, localizado na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, terá capacidade para aproximadamente 2.800 pessoas, que poderão aproveitar uma infraestrutura completa, com três andares e 2.000 m², e contará com uma programação diversificada, reforçando o cenário cultural e impulsionando a economia na região central da cidade.
Para a Prefeitura de Curitiba, o projeto representa um passo estratégico na recuperação do Centro Histórico, promovendo novos usos para espaços icônicos e incentivando a ocupação qualificada da área. Durante o encontro com os idealizadores do novo Cine Lido, o prefeito destacou o impacto positivo da iniciativa. "A revitalização do Cine Lido é um marco para Curitiba. Estamos resgatando um espaço histórico e transformando-o em um polo de cultura e entretenimento. A cidade ganha um novo centro de eventos, capaz de atrair milhares de pessoas, movimentando a economia local e revitalizando o Centro", afirmou Pimentel.
A reestruturação do Cine Lido está sendo conduzida por um grupo de empresários referência no setor de entretenimento no Brasil. À frente do projeto está Malu Cornelsen, idealizadora da iniciativa e figura central na concepção e desenvolvimento da proposta. A empresária tem uma trajetória consolidada na produção de grandes eventos e festivais no país e se une ao seu sócio na Planeta Brasil Entretenimento, Patrik Cornelsen, além dos empresários Gian Zambon e Bruno Neves, fundadores da SevenX. Juntos, formam o quarteto responsável por algumas das maiores produções musicais e culturais realizadas em Curitiba nas últimas décadas.
Com vasta experiência no setor, os idealizadores do projeto já estiveram à frente da organização de shows internacionais de artistas como Coldplay e Metallica, além de festivais consagrados como Warung Day Festival, Festival Dia Mundial do Rock, Coolritiba e Curitiba Blues Festival. Agora, assumem o desafio de transformar o Cine Lido em um novo epicentro cultural e de entretenimento para Curitiba. "Este é um exemplo de como a parceria entre o setor público e privado pode trazer benefícios concretos para a cidade. A revitalização do Centro não acontece apenas por meio de obras, mas também pela criação de novos espaços que gerem movimento e tragam vida para a região", destacou o prefeito.
As obras começam ainda neste mês de fevereiro, e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026. Com a transformação do Cine Lido, Curitiba ganha um novo ponto de referência cultural e de entretenimento, resgatando a essência cultural de um cinema que marcou gerações de curitibanos, combinando tradição com o que há de mais moderno em sustentabilidade, tecnologia, serviços e inovação.
“A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, comentou Malu. “É um projeto que estamos desenvolvendo há alguns anos e que nos motiva também pelo seu simbolismo. Não se trata apenas de recuperar um imóvel histórico ou um cinema icônico, mas também de contribuir para a revitalização do Centro de Curitiba. Estamos chamando o conceito do projeto de ‘renasce uma estrela’”, completou Gian Zambon.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia