Terça, 17 de Dezembro de 2024 (42)99838-3791
Blogs e Colunas Geral

Cooktop ou fogão tradicional? Qual você deve escolher?

Conheça as principais qualidades de cada eletrodoméstico e saiba o que considerar para mobiliar a sua cozinha

07/10/2024 14h14
Por: Tiago Silva Candido
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Um dos eletrodomésticos mais importantes de um lar, o fogão é sinônimo não apenas do preparo de alimentos, mas também de histórias e bons momentos em família.

Nos últimos anos foram lançadas versões mais modernas do fogão, além da criação do cooktop 4 bocas. Com novas possibilidades disponíveis, muita gente acaba na dúvida na hora de mobiliar a cozinha. Afinal, qual modelo escolher: o fogão ou o cooktop? Quais são as qualidades de cada um? Conheça os pontos fortes de cada modelo no texto a seguir.

Cooktop

O cooktop é uma inovação que vem se tornando mais comum nos lares brasileiros nos últimos anos. Eles são embutidos nas bancadas e pias da cozinha e são separados do forno, por isso são mais fáceis de higienizar. Ele pode ser encontrado em três modelos diferentes: elétrico (que permite melhor controle de temperatura), indução (uma espécie de cooktop elétrico, que usa eletricidade e magnetismo para esquentar as panelas) e a gás (que pode ter acendimento manual, automático ou superautomático). 

O cooktop é um eletrodoméstico smart que pode ser conectado ao Wi-Fi da casa, o que permite controlá-lo e monitorá-lo à distância por meio do aplicativo. Se quiser, o usuário pode integrá-lo a uma rotina de assistentes virtuais, permitindo desligar a boca, por exemplo, por meio de comando de voz.

O painel de muitos modelos também apresenta outros recursos que visam tornar a experiência do usuário mais tranquila na cozinha. Ele conta com modos de funcionamento especial, além de timer e programação.

Além da vantagem na hora da limpeza, a escolha do cooktop acaba sendo muito vantajosa na questão de aproveitamento de espaço. Isso é importante tanto para quem está montando uma cozinha planejada, com móveis feitos sob medida, quanto para quem tem cozinhas pequenas, uma vez que ele se encaixa facilmente no ambiente.

Por outro lado, é importante destacar que ele não possui forno embutido, item fundamental no preparo de algumas receitas. Quem não quiser ficar sem forno, vai precisar comprar outro eletrodoméstico à parte. A instalação do eletrodoméstico também é mais elaborada do que a do fogão convencional, exigindo os serviços de um profissional especializado.

Fogão tradicional

O fogão tradicional é um velho conhecido dos brasileiros, sendo um item indispensável na maioria das residências. Ele conta com funcionalidades úteis para o dia a dia e pode ser encontrado em dois tipos principais: o de piso e o embutido. O primeiro é de fácil instalação, podendo ter 4, 5 ou 6 bocas, bastando apenas encaixar os pezinhos para começar a usá-lo.

Por sua vez, o fogão embutido é típico de cozinhas planejadas e se encaixa nessa organização. No caso, ele não tem pés nem acabamento nas laterais, o que o torna uma opção mais atrativa para quem mora em casas pequenas ou apartamentos, devido ao espaço menor disponível.

Aqui, pesa o fato de que o fogão e o forno estão em um só eletrodoméstico, o que pode significar mais economia na hora de mobiliar a cozinha. O fogão também é uma opção mais acessível e barata, além de permitir uma instalação mais simples, de modo que o seu custo-benefício é excelente. No caso do fogão de piso, ainda destaca-se a mobilidade, já que ele pode ser trocado de posição se for necessário.

Por outro lado, vale lembrar que o fogão de piso, principalmente aquele que tem mais que 4 bocas, irá ocupar bastante espaço, o que pode ser um problema. A limpeza das bocas pode até ser simples, mas a higiene dos entornos e da parte traseira não será tão fácil, o que também é um inconveniente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.