Quinta, 21 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Brasil Futebol

Rogério Ceni é demitido do comando técnico do São Paulo

Segunda passagem do treinador, que é ídolo do clube paulista como goleiro, termina com 55% de aproveitamento, índice superior à primeira passagem em 2017

19/04/2023 14h38
Por: Cícero Goytacaz
Imagem: Mauro Horita
Imagem: Mauro Horita

O São Paulo Futebol Clube anunciou na tarde desta quarta-feira (19) que Rogério Ceni deixa o comando técnico do time. Na noite de ontem (18), o São Paulo venceu o Puerto Cabello-VEM no Morumbi, por 2 a 0, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Conmebol Sudamericana. O ex-goleiro, ídolo do Tricolor Paulista, assumiu o comando técnico em 2021, após a demissão de Hernan Crespo, que havia conquistado o Campeonato Paulista daquela temporada, mas posteriormente foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores.

Em 2022, o São Paulo de Rogério Ceni oscilou bons e maus momentos, muito por conta de desfalques por lesões, problema recorrente no Tricolor há pelo menos três temporadas. No Brasileirão, acabou de fora da zona de classificação para a Copa Conmebol Libertadores. Em contrapartida, foi longe nas competições mata-mata, mas acabou sendo derrotado em duas finais; para o Palmeiras no Campeonato Paulista, e Independiente Del Valle-EQU na Sudamericana; e também parou nas semifinais da Copa do Brasil, quando eliminado pelo Flamengo, que veio a conquistar o título.

Desde o final da última temporada, Rogério Ceni passou a ser muito contestado por conta de suas convicções, planos de jogo e também relacionamento com os atletas. Após a eliminação para o Água Santa no Paulistão deste ano, as críticas ao trabalho do treinador ganharam ainda mais força. Nos últimos jogos, conquistou duas vitórias nos dois primeiros jogos da Sudamericana, mas empatou no jogo de ida da Copa do Brasil com o Ituano, em 0 a 0 no Morumbi, e perdeu na estreia do Brasileirão, fora de casa, para o Botafogo por 2 a 1.

Em sua segunda passagem como técnico do São Paulo, Rogério Ceni comandou a equipe em 106 jogos, conquistou 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas. O sucessor de Ceni ainda não foi anunciado, mas rumores apontam que a diretoria deve ir atrás de Dorival Júnior, demitido pelo Flamengo ao final de 2022, após conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores pela equipe carioca.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.