Interação, conhecimento e contato com a ciência, assim foi a quarta-feira (12) de abril no Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A 1ª Edição do Projeto “UTFPR Portas Abertas” recebeu a visita de aproximadamente 750 estudantes de escolas públicas e privadas, que puderam vivenciar de perto o cotidiano da universidade. “O evento proporcionou, além da visibilidade junto à comunidade externa, a divulgação do vestibular de inverno 2023, sendo uma oportunidade de interação entre nossos alunos e servidores que mais uma vez reforçam o grande potencial de nosso Campus”, comentou o Diretor-Geral, Abel Dionizio Azeredo.
Durante o evento os visitantes participaram de atividades interativas e tiveram a oportunidade de conhecer estrutura e projetos da universidade. Ao todo 61 ambientes se cadastraram para receber os visitantes que foram recepcionados por 51 monitores, entre alunos e servidores, que guiaram os grupos por trajetos pré-estabelecidos e outros 97 voluntários, também alunos e servidores, auxiliaram na recepção dos grupos apresentando seus projetos, laboratórios e atividades cotidianas realizadas na universidade.
O aluno do 3° ano do ensino médio, Luiz Felipe Ribeiro de Almeida, do Colégio São Jorge, disse que a visita foi muito importante para ele para auxiliar na escolha do curso de graduação e da área de formação que irá seguir, porque permitiu uma percepção prática das diversas possibilidades que a universidade oferece. “Agora eu vou estudar um pouco mais, sobre a áreas que despertaram interesse, para poder realmente decidir”, comentou. A professora de Física, Larissa Fernanda que acompanhou o grupo de estudantes afirmou que a visita ajuda na decisão dos alunos pois apresenta de forma prática para eles o que é uma instituição de ensino superior, mostrando desde os cursos oferecidos até a dimensão estrutural do campus. “Essa abertura é muito legal, pois dá a possibilidade dos alunos projetarem seu futuro na universidade”, afirma.
As professoras de Tibagi, Janice Albert Gomes Machado e Rita Maristela Ribeiro, acompanharam a visita dos alunos do Colégio Estadual Moreia Nascimento e Colégio Estadual Leopoldina Bitencourt Pedroso. Elas trouxeram para a visita um grupo de 40 alunos, 20 de cada instituição, formado por estudantes do 3° ano do ensino médio. Para as educadoras auxiliar os estudantes na escolha de uma profissão já é uma constante, pois elas coordenam o projeto “Conhecendo as Profissões”, desenvolvido em parceria nas duas instituições de ensino. Elas contam, que atuam na orientação dos estudantes na busca por uma carreira, a partir do reconhecimento dos próprios interesses e habilidades dos alunos. Para as professoras esse momento de abertura da UTFPR foi muito importante para mostrar para os estudantes que cursar uma universidade é possível, que existem instituições de ensino público e de qualidade próximo e qual é o caminho que precisa ser percorrido para se ter a formação superior e conquistar uma profissão.
A 1ª Edição do Projeto “UTFPR Portas Abertas” foi organizado em parceria pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC-PG) e Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG). A professora Sabrina Ávila Rodrigues, responsável pela organização do evento, destaca a importância de ações como essa que buscam um maior contato com o público externo da instituição. “A extensão universitária permite a interação e troca de conhecimentos entre a Universidade e a Comunidade, impactando de maneira positiva na comunidade como um todo”, afirma.
Reforma tributária Deputado federal debate reforma tributária na ACIPG
Telemedicina Ambulatório e Hospital-dia Amadeu Puppi terá investimentos para telemedicina
Política Vereador Milla se reúne com motoristas por aplicativo
EJA Inscrições para a prova da EJA se encerram nesta segunda (19)
Corrida ‘We Run’ celebra 101 anos da ACIPG neste domingo (18)
Fatos e história Servidores da UTFPR Ponta Grossa relatam conquistas, desafios e trajetórias na universidade
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia