A convite da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), uma missão da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve nos municípios cearenses de Quixeré e Jijoca de Jericoacoara (CE), entre 7 e 9 de março. Servidores da ANA conheceram os desafios desses municípios no cumprimento da Norma de Referência (NR) nº 2 da Agência para o setor de saneamento básico. Essa NR aborda a padronização dos aditivos aos contratos de programa e de concessão, para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.
No dia 7 a equipe da ANA se reuniu com a Prefeitura Municipal de Quixeré, a ARCE e as seguintes prestadoras de serviços de saneamento na cidade: Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), SAAE Lagoinha, SAAE Limoeiro, SISAR e Associação Água Fria. Nesse município cearense existe a peculiaridade de ter cinco prestadores com diferentes características e formas de prestar o serviço de abastecimento de água.
A segunda visita da equipe da ANA foi à Vila de Jericoacoara, em 9 de março, onde os servidores da ANA se reuniram com a Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara, CAGECE e ARCE para conhecer as dificuldades que o município enfrenta para atender a população com o serviço de esgotamento sanitário.
Essa aproximação da ANA junto aos titulares dos serviços de saneamento busca proporcionar o estudo conjunto do melhor indicador para representar a universalização do atendimento, com os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, tanto nesses municípios do Ceará quanto em outras realidades semelhantes.
ANA e o marco legal do saneamento básico
Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020 , a ANA recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência contendo diretrizes para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil que incluem abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
A mudança busca uniformizar as normas do setor para atrair mais investimentos para o saneamento, melhorar a prestação e levar à universalização desses serviços. Para saber mais sobre a competência da ANA na regulação do saneamento, acesse a página: www.gov.br/ana/assuntos/saneamento-basico .
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia