BrasilPolítica

Flávio Bolsonaro deixou o Brasil? PF apura relato de viagem aos EUA

Polícia consulta autoridades argentinas; aliado nega a saída do senador e não há confirmação de embarque.

A Polícia Federal (PF) apura se Flávio Bolsonaro deixou o Brasil pela Argentina para viajar aos Estados Unidos. Em 27 de outubro de 2026, a corporação procurou autoridades argentinas para verificar a informação divulgada pelo jornal Infobae. Segundo a PF, não houve tentativa de saída do senador por um ponto regular de migração brasileiro.

Não há confirmação de que Flávio tenha deixado o país ou embarcado. O senador Rogério Marinho, coordenador de sua campanha presidencial, negou a viagem. Em 26 de outubro de 2026, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia determinado que Flávio entregasse seus passaportes à PF e ficasse proibido de sair do Brasil.

Flávio Bolsonaro saiu do Brasil?

A saída de Flávio Bolsonaro do país não foi confirmada. As informações divulgadas em 27 de outubro são diferentes entre si:

FonteO que informou
InfobaeFlávio teria cruzado a fronteira com a Argentina.
Polícia FederalNão houve tentativa de saída por ponto regular de migração.
Rogério MarinhoNegou que o senador tenha saído do Brasil.
Jornalista Eduardo FeinmannAfirmou que o voo citado foi cancelado.

A PF informou que investiga o relato e consultou autoridades argentinas. A ausência de registro em um ponto regular de migração não esclarece, por si só, onde o senador está.

O voo para os Estados Unidos decolou?

O embarque de Flávio Bolsonaro não foi comprovado, e há um relato de que o voo não decolou. Segundo o Infobae, ele teria entrado na Argentina pela região de Puerto Iguazú e seguiria para os Estados Unidos em um avião particular, com partida prevista para as 2h de 27 de outubro de 2026.

InfográficoO voo citado pelo Infobae

Dados sobre o voo previsto, sem confirmação de embarque do senador.

quatro
passageiros previstosIdentidades não apresentadas
  • quatroPassageiros previstosIdentidades não apresentadas
  • trêsTripulantes previstosInformados no pedido de procedimentos
  • 2hPartida previstaEm 27 de outubro, horário local
Fonte: InfobaecomVc Portal
O Infobae apontou Puerto Iguazú como local de onde partiria o voo citado na reportagem.
O Infobae apontou Puerto Iguazú como local de onde partiria o voo citado na reportagem. — Foto: Horacio Cambeiro/Wikimedia Commons (CC BY 4.0)

O jornal argentino informou que foram solicitados procedimentos migratórios para quatro passageiros e três tripulantes, mas não apresentou a identidade dos passageiros nem documentos que colocassem Flávio na aeronave. À Rádio Mitre, o jornalista Eduardo Feinmann afirmou que o voo havia sido programado, porém cancelado.

Por que Flávio Bolsonaro teve de entregar o passaporte?

A ordem para entregar o passaporte foi dada por Alexandre de Moraes em 26 de outubro de 2026. Segundo a GaúchaZH, a determinação faz parte de um processo no STF em que Flávio Bolsonaro e o advogado Willer Tomaz são investigados. O material consultado não informa se o senador já havia entregue o documento.

Flávio Bolsonaro ainda é senador?

Sim. Flávio Bolsonaro é senador pelo Rio de Janeiro e filiado ao Partido Liberal (PL), conforme o material de referência. Ele foi eleito para o Senado em 2018, depois de exercer mandatos como deputado estadual do Rio de Janeiro entre 2003 e 2019.

Flávio disputou a Presidência em 2026 e foi derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva. Rogério Marinho coordenou sua campanha, segundo as reportagens sobre a apuração da suposta viagem.

Foto de capa: Agência Senado/Wikimedia Commons (Attribution)

Mais em Brasil

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo comVc Portal.

Mapa do site