
Lula e Flávio Bolsonaro trocam acusações em debate na Band
Candidatos discutiram produtividade, tarifas dos EUA e segurança; gritos da plateia interromperam as falas finais.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) trocaram acusações no debate promovido pela Band no domingo (18). No terceiro e último bloco, os candidatos à Presidência discutiram propostas para o país e a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos.
O encontro terminou com uma confusão entre apoiadores dos dois candidatos na plateia. Gritos, palmas e assovios interromperam as falas finais, e a apresentadora Adriana Araújo pediu silêncio aos convidados.
Propostas e acusações
Questionado sobre produtividade, Lula defendeu investimentos em inovação industrial, datacenters, economia verde e formação de jovens para áreas tecnológicas. Flávio criticou o adversário por apresentar propostas que, segundo ele, já poderia ter realizado. O senador também prometeu um programa de mobilidade e medidas voltadas ao empreendedorismo.
Em seguida, Lula acusou Flávio e seus aliados de terem feito apelos que prejudicariam o Brasil diante das tarifas impostas pelos EUA. Flávio negou ter pedido ao presidente americano, Donald Trump, a taxação dos produtos brasileiros. Na discussão sobre corrupção, Lula desafiou o senador a abrir seus sigilos bancário e telefônico; Flávio disse não ter nada a esconder e fez acusações contra o petista, sem apresentar provas no debate.
Segurança e falas finais
Ao tratar de segurança, Flávio defendeu a redução da maioridade penal e penas mais duras para furtos de celulares. Ele também acusou Lula de defender facções criminosas. O petista, por sua vez, citou o programa federal Celular Seguro, que permite comunicar roubos e furtos e bloquear aparelhos.
Segundo a CNN Brasil, a confusão na plateia ocorreu enquanto os candidatos faziam suas considerações finais. Pela transmissão, era possível ouvir as manifestações dos convidados durante as falas de ambos.
Como foi o encontro
O debate teve três blocos, com perguntas dos apresentadores e confronto entre os candidatos. No primeiro, Lula e Flávio tiveram 30 minutos para debater livremente no estúdio. Nos dois blocos seguintes, também houve perguntas diretas de um candidato ao outro.
Da primeira negativa de Flávio ao encontro com Lula
- terça-feira (13)Flávio anuncia ausência
- No dia seguinteFlávio confirma presença
- domingo (18)Lula e Flávio debatem
Flávio havia anunciado na terça-feira (13) que não participaria do encontro. Após Lula confirmar presença, o senador mudou de posição no dia seguinte e disse que a negativa fazia parte de uma estratégia para obter a confirmação do adversário.
Com informações de CNN Brasil.
Foto de capa: Agência Senado/Wikimedia Commons (Attribution)
