JustiçaPolítica

Richarlison acusa Flávio Bolsonaro em disputa por imóvel; senador nega vínculo

Jogador pediu investigação da PF sobre a posse de uma mansão em Angra dos Reis; decisão do STJ favoreceu empresa de advogado.

O atacante Richarlison acusou o senador Flávio Bolsonaro de envolvimento na perda da posse de um imóvel em Ilha Comprida, em Angra dos Reis (RJ). Em vídeo publicado nas redes sociais no sábado, 17 de outubro, o jogador pediu que a Polícia Federal investigue o caso.

Richarlison afirma que participou da aquisição do imóvel durante a pandemia e que recusou propostas de venda, inclusive uma que atribui ao senador. A assessoria de Flávio nega que ele tenha comprado, vendido ou intermediado o imóvel e afirma que ele não tem vínculo com a propriedade. A PF, procurada pelo Estadão, não havia respondido até a publicação da reportagem reproduzida pelo Terra.

Como a disputa chegou à Justiça

Segundo o relato publicado pelo Terra, a mansão foi comprada em 2020 pela Sport 70 Intermediação de Negócios Ltda. Em 2022, uma decisão liminar transferiu a posse do imóvel à WT Administração de Imóveis e Bens S/A, empresa do advogado Willer Tomaz. A disputa judicial envolve reivindicações de representantes dos espólios de antigos proprietários e a alegação de Tomaz de que se tornou credor de uma empresa ligada ao imóvel.

InfográficoDatas da disputa pelo imóvel

Marcos relatados na reportagem sobre a posse da mansão em Angra dos Reis.

  1. 2020Compra pela Sport 70Empresa comprou a mansão.
  2. 2022Transferência da posseLiminar favoreceu empresa de Tomaz.
  3. junho de 2025Decisão do STJTribunal confirmou decisão anterior.
  4. 17 de outubroVídeo de RicharlisonJogador pediu investigação da PF.
Fonte: TerracomVc Portal

Flávio foi indicado como testemunha pela Sport 70 no processo. Em junho de 2025, o Superior Tribunal de Justiça confirmou uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que reconheceu o direito de posse de Tomaz sobre a mansão. A assessoria do senador afirma que cabe às partes envolvidas se manifestarem sobre o processo.

O que dizem Richarlison e Willer Tomaz

Richarlison afirma ter gasto cerca de R$ 10 milhões com o imóvel e não ter recebido o valor de volta. Ele acusa Flávio e Tomaz de terem obtido a posse enquanto a documentação ainda era resolvida. As alegações do jogador não são apresentadas como conclusão da Justiça no material publicado.

Em nota, Tomaz contesta o vínculo do jogador com o imóvel e pede que ele apresente documentos anteriores a julho de 2022, inclusive um comprovante do pagamento alegado. O advogado afirma que a Sport 70 perdeu a disputa judicial e que um inquérito policial sobre o negócio foi arquivado por falta de indícios de crime. Tomaz também diz ter movido uma ação por danos morais contra Richarlison por manifestações sobre o caso nas redes sociais.

Com informações de terra.com.br.

Foto de capa: Agência Senado/Wikimedia Commons (Attribution)

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo comVc Portal.