Quinta, 13 de Junho de 2024 (42)99838-3791
Geral GOVERNANÇA

ANAC é premiada por boas práticas em governança pública

Troféu Rede Governança Brasil classifica a governança da Agência como a 2ª melhor entre 379 instituições públicas do país

02/12/2022 12h10
Por: Redação Fonte: Anac

As boas práticas em governança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram destaque no cenário nacional das instituições públicas em 2022. Nessa quinta-feira, 1º de dezembro, a Agência recebeu o prêmio Rede Governança Brasil (RGB) pelo segundo lugar na categoria “Administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.

O troféu foi entregue ao diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, pelo coordenador do Comitê de Aprovação do Projeto de Lei da Governança e voluntário da RGB, Almir Lima Nascimento, durante cerimônia realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).

A terceira edição da premiação avaliou 379 entidades e consolidou a governança da ANAC como referência na gestão pública brasileira. A Agência já havia obtido esse reconhecimento na primeira edição, em 2020, quando também alcançou a segunda colocação entre 254 órgãos públicos.

Na mesma categoria da ANAC, este ano foram premiados ainda o Conselho Federal de Contabilidade, pela primeira colocação, e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que ficou em terceiro lugar.

Sobre a seleção

A premiação é destinada aos entes públicos federais que sejam reconhecidos como referência e tenham se destacado no cenário de governança pública nacional, por meio do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública do Tribunal de Contas da União (TCU) – ciclo 2021. Foram selecionadas as organizações com os índices integrados de governança e gestão (IGG) acima de 0,80, divididas em duas categorias: administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e estatais e sociedades de economia mista.

A construção do ranqueamento foi elaborada com base em evidências fornecidas pelas instituições selecionadas e em outros meios disponíveis, como auditorias do TCU e da Controladoria Geral da União (CGU), além dos critérios descritos no Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 (clique no link para acessar).

A Rede Governança Brasil

A RGB é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por membros associados especialistas – oriundos do setor público e da iniciativa privada, que trabalham de forma voluntária, gratuita e conjunta para disseminar as boas práticas de governança no setor público brasileiro.

Saiba mais sobre o prêmio Rede Governança Brasil (clique no link para acessar).

Assessoria de Comunicação Social da ANAC

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.