As boas práticas em governança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram destaque no cenário nacional das instituições públicas em 2022. Nessa quinta-feira, 1º de dezembro, a Agência recebeu o prêmio Rede Governança Brasil (RGB) pelo segundo lugar na categoria “Administração pública federal direta, autárquica e fundacional”.
O troféu foi entregue ao diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, pelo coordenador do Comitê de Aprovação do Projeto de Lei da Governança e voluntário da RGB, Almir Lima Nascimento, durante cerimônia realizada na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).
A terceira edição da premiação avaliou 379 entidades e consolidou a governança da ANAC como referência na gestão pública brasileira. A Agência já havia obtido esse reconhecimento na primeira edição, em 2020, quando também alcançou a segunda colocação entre 254 órgãos públicos.
Na mesma categoria da ANAC, este ano foram premiados ainda o Conselho Federal de Contabilidade, pela primeira colocação, e a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que ficou em terceiro lugar.
Sobre a seleção
A premiação é destinada aos entes públicos federais que sejam reconhecidos como referência e tenham se destacado no cenário de governança pública nacional, por meio do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública do Tribunal de Contas da União (TCU) – ciclo 2021. Foram selecionadas as organizações com os índices integrados de governança e gestão (IGG) acima de 0,80, divididas em duas categorias: administração pública federal direta, autárquica e fundacional; e estatais e sociedades de economia mista.
A construção do ranqueamento foi elaborada com base em evidências fornecidas pelas instituições selecionadas e em outros meios disponíveis, como auditorias do TCU e da Controladoria Geral da União (CGU), além dos critérios descritos no Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017 (clique no link para acessar).
A Rede Governança Brasil
A RGB é uma associação civil sem fins lucrativos, formada por membros associados especialistas – oriundos do setor público e da iniciativa privada, que trabalham de forma voluntária, gratuita e conjunta para disseminar as boas práticas de governança no setor público brasileiro.
Saiba mais sobre o prêmio Rede Governança Brasil (clique no link para acessar).
Assessoria de Comunicação Social da ANAC