Mais do que música, o Festival Timbre 2025 segue como uma experiência transformadora, acessível e acolhedora. Em sua nova edição, marcada para os dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia (MG), o festival reafirma sua essência como um dos eventos mais inclusivos do interior do Brasil, ampliando sua estrutura de acessibilidade para garantir que todos possam viver intensamente cada momento — com respeito, cuidado e igualdade.
Com um line-up já confirmado que inclui nomes como IZA, Samuel Rosa, Duda Beat, CPM 22, BK’, FBC, Di Ferrero, Lenine e o trio Os Garotin, além do inédito show do coletivo Reggae Brazuca, o Festival Timbre 2025 une potência artística com responsabilidade social. E entre os pilares que sustentam essa entrega está o investimento contínuo em acessibilidade. Desde sua primeira edição, o festival tem sido reconhecido por colocar o público com deficiência no centro da experiência cultural, garantindo dignidade, segurança, visibilidade e participação ativa.
A advogada Alessandra da Silva, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Uberlândia, intérprete de Libras e parceira do evento, reconhece esse compromisso. “O Timbre não apenas cumpre a legislação. Ele respeita, acolhe e se antecipa às necessidades. É um evento onde as pessoas com deficiência não são apenas lembradas, mas incluídas”, garante.
“A inclusão é acolhimento. Há 12 anos sou acolhido e feliz no Festival Timbre, contando e criando histórias. As leis vieram para conscientizar, mas a diversidade e a singularidade sempre fizeram parte do Timbre. A acessibilidade no Timbre começa com um sorriso, sendo garantida com sensibilidade e profissionalismo. O festival transforma vidas e mostra e que todos podem enxergar a vida mais leve e bonita por meio da arte”, complementa o jornalista Igor Castanheira, que já viveu o evento como repórter e espectador.
Acessibilidade que acolhe e transforma
Mais do que música, o Festival Timbre 2025 é um evento onde as diferenças não são barreiras, mas parte do espetáculo. A cada edição, o festival amplia sua estrutura e aprimora suas ações para atender de forma mais completa o público com deficiência, mobilidade reduzida e outras necessidades específicas, mostrando que a verdadeira inovação está em colocar as pessoas no centro da experiência — todas elas, sem exceção.
O festival vai além das obrigações legais e assume a inclusão como valor central da sua identidade. Assim como nas edições anteriores, o Festival Timbre 2025 acredita que uma verdadeira experiência cultural precisa ser, acima de tudo, humana e acessível. Por isso, está ampliando sua atuação com novas frentes de cuidado e acolhimento. Veja o que está sendo preparado:
· Intérprete de Libras em todos os shows, garantindo acesso à comunicação para pessoas surdas;
· Audiodescrição para pessoas com deficiência visual, com narração em tempo real dos principais momentos do evento;
· Espaço reservado em frente ao palco para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual, além de idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
· Banheiros adaptados, restaurantes com acesso facilitado e estrutura planejada para garantir conforto;
· Equipe especializada e treinada para acompanhar o público do início ao fim da experiência, oferecendo apoio na locomoção, orientação e suporte emocional;
· Protetores auriculares para pessoas com sensibilidade auditiva, incluindo autistas;
· Espaços de descanso para recarregar a energia com tranquilidade;
Ingressos
Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.
Patrocínio, apoio e realização
O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda parceria cultural com o Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais - Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
energia Quanto custa instalar energia solar em Blumenau? Veja o guia completo
bota Guia Completo para Escolher a Melhor Bota para Neve Feminina: Estilo, Conforto e Proteção
CNH Habilitação Comprada: Quanto Custa e Quais os Riscos?
tv IPTV teste 2025: o guia definitivo para escolher o serviço ideal
Referência Gustavo Hohendorff – A ciência que transforma positividade em prosperidade
serviços de habilita Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia