Mais do que música, o Festival Timbre 2025 segue como uma experiência transformadora, acessível e acolhedora. Em sua nova edição, marcada para os dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia (MG), o festival reafirma sua essência como um dos eventos mais inclusivos do interior do Brasil, ampliando sua estrutura de acessibilidade para garantir que todos possam viver intensamente cada momento — com respeito, cuidado e igualdade.
Com um line-up já confirmado que inclui nomes como IZA, Samuel Rosa, Duda Beat, CPM 22, BK’, FBC, Di Ferrero, Lenine e o trio Os Garotin, além do inédito show do coletivo Reggae Brazuca, o Festival Timbre 2025 une potência artística com responsabilidade social. E entre os pilares que sustentam essa entrega está o investimento contínuo em acessibilidade. Desde sua primeira edição, o festival tem sido reconhecido por colocar o público com deficiência no centro da experiência cultural, garantindo dignidade, segurança, visibilidade e participação ativa.
A advogada Alessandra da Silva, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Uberlândia, intérprete de Libras e parceira do evento, reconhece esse compromisso. “O Timbre não apenas cumpre a legislação. Ele respeita, acolhe e se antecipa às necessidades. É um evento onde as pessoas com deficiência não são apenas lembradas, mas incluídas”, garante.
“A inclusão é acolhimento. Há 12 anos sou acolhido e feliz no Festival Timbre, contando e criando histórias. As leis vieram para conscientizar, mas a diversidade e a singularidade sempre fizeram parte do Timbre. A acessibilidade no Timbre começa com um sorriso, sendo garantida com sensibilidade e profissionalismo. O festival transforma vidas e mostra e que todos podem enxergar a vida mais leve e bonita por meio da arte”, complementa o jornalista Igor Castanheira, que já viveu o evento como repórter e espectador.
Acessibilidade que acolhe e transforma
Mais do que música, o Festival Timbre 2025 é um evento onde as diferenças não são barreiras, mas parte do espetáculo. A cada edição, o festival amplia sua estrutura e aprimora suas ações para atender de forma mais completa o público com deficiência, mobilidade reduzida e outras necessidades específicas, mostrando que a verdadeira inovação está em colocar as pessoas no centro da experiência — todas elas, sem exceção.
O festival vai além das obrigações legais e assume a inclusão como valor central da sua identidade. Assim como nas edições anteriores, o Festival Timbre 2025 acredita que uma verdadeira experiência cultural precisa ser, acima de tudo, humana e acessível. Por isso, está ampliando sua atuação com novas frentes de cuidado e acolhimento. Veja o que está sendo preparado:
· Intérprete de Libras em todos os shows, garantindo acesso à comunicação para pessoas surdas;
· Audiodescrição para pessoas com deficiência visual, com narração em tempo real dos principais momentos do evento;
· Espaço reservado em frente ao palco para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual, além de idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
· Banheiros adaptados, restaurantes com acesso facilitado e estrutura planejada para garantir conforto;
· Equipe especializada e treinada para acompanhar o público do início ao fim da experiência, oferecendo apoio na locomoção, orientação e suporte emocional;
· Protetores auriculares para pessoas com sensibilidade auditiva, incluindo autistas;
· Espaços de descanso para recarregar a energia com tranquilidade;
Ingressos
Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.
Patrocínio, apoio e realização
O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda parceria cultural com o Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais - Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.