O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (11) do 6º Congresso Internacional Novo Tempo da Educação, que reúne, em Curitiba, lideranças da área de diversos estados brasileiros, e destacou o salto da educação do Paraná, que passou do sétimo para o primeiro lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ratinho Junior recebeu do Instituto Casagrande, que promove o evento, o prêmio Político Humanizador, por seu trabalho na transformação da educação do Paraná.
O governador destacou as estratégias adotadas em sua gestão para promover melhorias na educação paranaense, com um trabalho que envolve não apenas a rede estadual, mas também os municípios, que são responsáveis pela educação básica. “Quando assumi a gestão, em 2019, fomos nos debruçar nas experiências que tinham dado certo em outros lugares para trazer ao Paraná e fazer com que a nossa educação desse um salto de qualidade”, afirmou.
“Nesse sentido, focamos tanto na parte pedagógica, para qualificar nossos professores e diretores, quanto na parte física das escolas. Estamos acabando com as salas de madeira no Estado , que ainda existiam quando assumi o governo, e até o final do ano, todas as 25 mil salas de aula terão aparelhos de ar condicionado instalados”, ressaltou o governador.
Iniciativas implantadas na rede estadual de ensino paranaense fizeram com que o Estado se tornasse referência. Entre elas estão programas como o Educa Juntos, em que o Governo do Estado atua junto com os 399 municípios para promover a alfabetização na idade certa, o Mais Merenda, que oferece três refeições por turno aos estudantes, e o Ganhando o Mundo, que leva alunos da escola pública para um intercâmbio internacional.
Os estudantes da rede estadual também passaram a contar com aulas de programação, robótica e educação financeira, além de outras inovações.
“Estamos atuando desde a base, com a construção de creches nas cidades que têm deficit de vagas na educação infantil, trabalhando na formação de professores da educação básica, em parceria com as secretarias municipais, e também transformando a estrutura da rede estadual”, disse. “Acima de tudo, valorizamos os profissionais da educação, porque não adianta ter as ferramentas tecnológicas e salas de aula mais bonitas se não tiver o trabalho do professor”.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o trabalho que fez com o Paraná tivesse reconhecimento na área. “Hoje somos o primeiro lugar na educação brasileira, graças a um trabalho organizado, voltado para resultados e que, juntamente com nossos professores, diretores e funcionários das escolas, alçou o Paraná a essa posição”, afirmou.
“Temos a terceira maior rede do Brasil, e por ser uma rede grande é muito mais desafiador conquistar bons resultados. Porém, com um trabalho focado, muita organização, formação continuada e material qualificado aos nossos professores, conseguimos transformar a educação do Paraná”, ressaltou Miranda.
“O mais importante é a transformação na vida dos nossos meninos e meninas. Conseguimos conquistar mais de 50% das vagas na Universidade Federal do Paraná , os estudantes da rede estadual também estão se inserindo nas universidades estaduais, além de ganharem o mundo”, disse.
CONGRESSO–Além dos líderes que participam pessoalmente do evento em Curitiba, o Congresso Internacional Novo Tempo da Educação também é transmitido online a educadores de outros países. A iniciativa do Instituto Casagrande, em parceria com a Associação Professora Amélia Casagrande, iniciou na pandemia, reunindo mais de 160 mil pessoas discutindo temas relacionados à educação.
Nesta sexta edição, o tema central é a Educação Integral, com ênfase no desenvolvimento socioemocional e na formação cidadã. O evento segue até a sexta-feira (13), reunindo personalidades da área, como o ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, para palestras e formações.
“Nosso instituto hoje tem uma comunidade com mais de 1 milhão de educadores no Brasil todo. Trabalhamos com a formação de professores e gestores educacionais e assessoramos redes de escolas e secretarias de educação”, explicou o presidente do Instituto Casagrande, Renato Casagrande. “Realizamos esse congresso anualmente, com destaque a temas que estejam em voga na área. Neste ano, tratamos da educação integral, com especialistas e lideranças do Brasil todo debatendo as políticas efetivas para sua implantação”.
Além do prêmio concedido ao governador, que homenageia personalidades públicas que promovem transformações significativas nas humanidades e na educação brasileira, outras duas premiações foram entregues na cerimônia: o Prêmio Cristovam Buarque de Educação Integral, que valoriza prefeituras que implantaram políticas para ampliar a educação em tempo integral, e o Prêmio Heloísa Lück, voltado à gestão escolar.
O primeiro foi concedido aos municípios de Apucarana, Campo Largo, Cornélio Procópio, Curitiba, Maringá, Mauá da Serra, Morretes, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba e Umuarama. Já o segundo foi entregue às cidades de Assis Chateaubriand, Londrina, Ortigueira, Paranavaí e Toledo.
PRESENÇAS– Participaram do evento o ex-ministro Cristovam Buarque; o vice-presidente do Instituto Casagrande, Ronaldo Casagrande; os presidente do Conselho Estadual de Educação, João Carlos Gomes; e da Academia de Letras do Brasil – Seccional Paraná, Maria Teresa Freire, também acompanharam o evento.
Educação Ceará sanciona lei que zera ultraprocessados na merenda até 2027
Educação Brasil tem maior número de aluno por professor em faculdades privadas
Educação Alunos em cursos técnicos na rede estadual crescem 350% com recorde em 2025
Educação Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
Educação PPP da educação: edital que prevê 40 novas escolas segue para análise da PGE
Ensino Superior Com 1,2 mil vagas, UEPG abre inscrições para o Vestibular 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia