Uberlândia vive a energia do Carnaval de rua com evento gratuito no Sesc, preparando o público para a grande concentração no dia 2 de março
O ritmo contagiante do Bloco do Seo Chico vai tomar conta do Sesc Uberlândia neste sábado, 22 de fevereiro, a partir das 15h, com o segundo ensaio aberto, uma verdadeira esquenta para o grande desfile de Carnaval do bloco, que acontece no dia 2 de março (domingo), a partir do meio-dia, na Praça da Meditação, no Bairro Patrimônio. O Sesc Mais, evento deste sábado, será gratuito e contará com a participação especial do Samba de Vera, da Bateria do Garotos do Samba e do DJ Philipim, além da energia inconfundível do Bloco do Seo Chico.
O ensaio deste sábado é mais do que um aquecimento, é um chamado para todos que querem sentir a vibração do Carnaval de perto. O evento faz parte do projeto "A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar", uma inciativa que visa fortalecer a cultura carnavalesca local com oficinas e ensaios ao longo do ano, preparando músicos e percussionistas para manter a festa viva além do Carnaval. Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Para garantir a entrada, basta retirar a entrada gratuita pelo Sympla e levar 1 litro de leite longa vida, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil, reforçando o compromisso do Bloco com a solidariedade.
O SESC Mais é um projeto promovido pelo Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício.
Esquenta para o grande show
Se o ensaio já promete esquentar os corações foliões, o grande desfile do Bloco do Seo Chico no dia 2 de março será um marco no Carnaval de rua de Uberlândia. A partir das 12h, a Praça da Meditação, no Bairro Patrimônio, será tomada pela alegria, com um show vibrante do bloco e a presença especial da Bateria da Escola de Samba Tabajara, do grupo Quinteto do Samba, do DJ Xuxu e do DJ Kaká.
Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Também conta com o patrocínio da Uniube e tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia, Raphael Leles e Gabriela Pastorin. Uma realização do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais - Governo diferente, Estado Eficiente.
Com entrada gratuita, o evento reforça o compromisso do Bloco do Seo Chico com a democratização da festa, garantindo que todos possam curtir um Carnaval pulsante, seguro e cheio de cultura. O repertório do bloco é um espetáculo à parte, com arranjos carnavalescos para clássicos de Chico Buarque, Chico César e Chico Science, trazendo uma mistura irresistível de samba, frevo, maracatu e outros ritmos que fazem o coração bater no compasso da folia.
A trajetória do Bloco do Seo Chico: a ideia à consagração
Criado em 2022, o Bloco do Seo Chico nasceu do sonho de músicos e produtores locais de fortalecimento do Carnaval de Uberlândia, inspirado nos modelos bem-sucedidos de Belo Horizonte e São Paulo. O nome do bloco é uma homenagem aos três Chicos da música brasileira – Chico Buarque, Chico César e Chico Science –, e sua proposta sempre foi unir qualidade musical com a energia contagiante do Carnaval de rua.
Com uma banda formada por músicos e instrumentistas importantes na cena local, como a cantora Anísia Uchoa, que cantou por mais de 10 anos no Carnaval de Olinda e Recife; além dos percussionistas Jack Will e Manoel Moura; JP China no saxofone; Lukas Simon no violão e guitarra; João Amâncio no baixo; Monzitti Bauman e Luiz Casado.
Desde sua primeira saída, o bloco só cresceu. Em 2022, reuniu mil pessoas no bairro Vigilato Pereira; em 2023, dobrou de tamanho e precisou se mudar para o bairro Tibery, reunindo 4 mil foliões. Já em 2024, a estrutura e o público aumentaram ainda mais, consolidando o bloco como um dos mais importantes da cidade. Além disso, a iniciativa esforçou-se para que mais blocos surgissem e para que o poder público investisse no Carnaval de rua.
A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar: Fortalecendo a Cultura Carnavalesca
Em 2025, o bloco lança o projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Chamar”, com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia. O projeto incluirá oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano, criando uma conexão contínua com a comunidade e mantendo o espírito carnavalesco vivo além de fevereiro.
Todas as atividades serão gratuitas, proporcionando acesso democratizado à cultura e promovendo a inclusão social e fortalecimento da identidade local. O projeto contará com a participação de pessoas de todas as idades. Detalhes sobre datas e inscrições serão divulgadas após o carnaval.
Carnaval de Rua em Uberlândia cresce ano após ano
Nos últimos anos, o Carnaval de rua em Uberlândia tem ganhado força, com blocos mais organizados e maior participação do público. A crescente participação popular e o surgimento de novos blocos têm transformado a cidade em um polo cultural durante o período carnavalesco, atraindo turistas e movimentando a economia local.
Desde sua fundação em 2022, o Bloco do Seo Chico tem sido um dos protagonistas desse movimento, levando milhares de foliões às ruas e mostrando que Uberlândia tem espaço para uma folia democrática, inclusiva e cheia de identidade cultural. Inspirado nos grandes blocos de Belo Horizonte e São Paulo, o Bloco do Seo Chico une tradição e inovação, resgatando a essência do Carnaval de rua brasileiro e promovendo uma experiência única para os foliões.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.
FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Gabriel Caixeta
Produção Artística: Luiz Casado, João Amâncio, Lukas Simon, Anisia Uchoa
Produção Visual: Julia Guedes
Assistente de Produção: Renata Lima
Banda Seo Chico: Jack Will, Manoel Moura, Monzitti Bauman, JP China, Luiz Casado, João Oliveira, Lukas Simon, Anísia Uchoa
Assessoria de Imprensa: Lucas Barbosa
SERVIÇO
Sesc Mais apresenta Seo Chico e Samba de Vera
Data: Sábado, 22 de fevereir
Horário: A partir das 15h
Local: Sesc Uberlândia (Entrada pela Av. João Naves de Ávila)
Entrada: Gratuito – Retire pelo Sympla
Entrada solidária: 1 litro de leite longa vida (doação para o programa Sesc Mesa Brasil)
Atrações: Bloco do Seo Chico, Samba de Vera, Bateria do Garotos do Samba e DJ Philipim
Estrutura: Espaço Kids, praça de alimentação e shows com intérprete de Libras
Mais informações: www.sympla.com.br/evento/carnaval-sesc-uberlandia/2804446
energia Quanto custa instalar energia solar em Blumenau? Veja o guia completo
bota Guia Completo para Escolher a Melhor Bota para Neve Feminina: Estilo, Conforto e Proteção
CNH Habilitação Comprada: Quanto Custa e Quais os Riscos?
tv IPTV teste 2025: o guia definitivo para escolher o serviço ideal
Referência Gustavo Hohendorff – A ciência que transforma positividade em prosperidade
serviços de habilita Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia