O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial, tem promovido diversas ações referentes ao Cadastur – sistema do Ministério do Turismo que organiza as empresas do setor – durante o Verão Maior Paraná, tanto no Litoral do Estado quanto nas praias de água doce da região Noroeste. Entre distribuição de materiais e orientações, acadêmicos e profissionais que trabalham na temporada têm realizado abordagens com empresas ligadas ao ramo, apresentando a importância do registro atualizado no sistema.
Nesta quinta-feira (23) foi a vez de Marilena, na região Noroeste, receber novas abordagens, com visitas a empresas localizadas no Porto Maringá e no centro do município. As ações são fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Marilena, que resultou em 12 visitas a empreendimentos, propondo abordagens explicativas sobre a plataforma.
“O turismo é feito, sobretudo, pela iniciativa privada, e os empreendedores precisam entender que a atividade tem um grande impacto na economia, gerando emprego, renda e pagando as despesas, e para isso acontecer de forma organizada, é preciso do Cadastur”, afirma o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes.
“Estamos trabalhando de maneira efetiva, fomentando a prestação de serviços com qualidade no setor do Estado, para mostrar como o turismo regularizado é fundamental aos negócios. A expectativa é que, ao longo deste ano de 2025, e na próxima edição do Verão Maior Paraná, os turistas tenham ainda mais estabelecimentos e atividades registradas, para curtirem o maior verão gratuito do Brasil com ainda mais qualidade e segurança”, acrescenta.
ATUAÇÃO– A equipe que participa do Verão Maior Paraná visitou empreendimentos ligados ao turismo, como pousadas, restaurantes, espaços de lazer e marinas, além de empresas ligadas à realização e promoção de eventos. A iniciativa incluiu, também, o mapeamento turístico da região, com foco em locais que prestam serviços obrigatórios e opcionais – dentro das diretrizes do Cadastur.
Regis Scotta, secretário do Turismo de Marilena, agradeceu ao Estado pela iniciativa, reforçando que o Cadastur ajuda a fortalecer o setor. “A equipe do Verão Maior tem nos ajudado muito, principalmente com essas ações que envolvem o Cadastur, importante para melhorar a qualidade dos atrativos de nosso município. Essa ação tem sido importante, ajudando a incluir novos serviços no mapa do turismo e divulgando os empreendimentos locais aos visitantes”, afirma.
Durante a ação, foram visitados estabelecimentos como marinas, pousadas, restaurantes, espaços de lazer e empresas de eventos, reforçando a importância do cadastro para regularização e fortalecimento do turismo local.
“A equipe agradece a receptividade dos empreendedores que participaram dessa iniciativa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Marilena”, afirma Maria Carolina Gonçalves, coordenadora do Posto Porto Maringá/Marilena, no Verão Maior Paraná.
CADASTUR– O Cadastur organiza os prestadores de serviços turísticos do Brasil, também servindo como fonte de pesquisa por viajantes, que podem buscar por empreendimentos e profissionais registrados. Uma empresa registrada consta na base de dados do Ministério do Turismo e de representantes estaduais do setor, tendo autorização para desempenhar suas atividades e transmitindo mais credibilidade aos turistas quando buscam a contratação de um serviço.
Opcional para algumas empresas e profissionais, como restaurantes e locadoras de veículos, o registro no Cadastur é obrigatório para acampamentos, parques temáticos, agências de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas.
O cadastro atualizado também dá acesso a benefícios junto ao governo federal, como financiamentos em bancos oficiais, possibilidade de participação em feiras, eventos e programas de qualificação de mão de obra.
A Secretaria do Turismo também elaborou uma cartilha, com informações, requisitos e maiores orientações aos empreendedores e profissionais do setor a respeito dos benefícios do registro. Acesse o material AQUI .
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia