ParanáPolítica

Eleições 2026 no Paraná: horários, locais alterados e justificativa

Segundo turno ocorre em 25 de outubro; temporais motivaram mudanças em locais de votação de dez municípios.

Mais de 8,6 milhões de eleitores do Paraná podem votar no segundo turno presidencial das eleições 2026 em 25 de outubro de 2026, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a votação está organizada em 4.841 locais nos 399 municípios do estado.

Quem vai às urnas deve conferir o endereço da seção: o TRE-PR informou mudanças em onze locais de votação de dez municípios. As alterações foram motivadas pelas condições deixadas pelos temporais que atingiram o estado no início de outubro.

Quais são as datas do primeiro e do segundo turno?

O primeiro turno das eleições 2026 ocorreu em 4 de outubro, e o segundo está marcado para 25 de outubro. Nos dois dias, o horário de votação é das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. De acordo com o material de referência sobre as eleições gerais, o pleito também abrange cargos de governador, senador e deputado, além da Presidência da República.

TurnoDataHorário
Primeiro4 de outubro de 20268h às 17h
Segundo25 de outubro de 20268h às 17h

Onde mudou o local de votação no Paraná?

As alterações informadas pelo TRE-PR atingem Curitiba e outros nove municípios. O eleitor pode consultar seu local de votação pelo aplicativo e-Título; o tribunal informou que transferências já feitas no primeiro turno devem continuar valendo no segundo.

InfográficoA votação no Paraná em números

Estrutura eleitoral e serviços informados pelo TRE-PR para 2026.

4.841
locais de votaçãoDistribuídos pelo Paraná
  • 30.174Urnas eletrônicas
  • 27.333Seções eleitorais
  • 4.841Locais de votação
  • 206Municípios com transporte gratuito
  • 6.314Eleitores em trânsito
Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do ParanácomVc Portal
  • Em Curitiba, as seções 190, 234, 254, 280, 295, 324, 349, 370, 398 e 421 passam a funcionar no Centro de Educação Infantil Hugo Peretti, na Rua Arthur Martins Franco, 505.
  • Em Cornélio Procópio, seções antes instaladas na Fundação de Esportes foram distribuídas entre a Escola Municipal Angelo Mazzarotto e o Colégio Estadual Zulmira Marchesi Silva.
  • Em Inácio Martins, a seção 182 foi para o pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, e a 211, para o Centro de Eventos Silvino Pasqualin.
  • Também há mudanças em Santo Antônio do Sudoeste, Paranacity, Honório Serpa, Santo Inácio, Manoel Ribas, Barracão e Guaratuba.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas para tempestades no Paraná em 25 de outubro. Segundo o órgão, 326 municípios estão sob alerta laranja, com possibilidade de chuva intensa, ventos fortes e granizo.

O que levar para votar nas eleições 2026?

Basta apresentar um documento oficial com foto; o título de eleitor em papel não é obrigatório, segundo as orientações divulgadas pelo TRE-PR. Quem usar o e-Título pode apresentá-lo sozinho se o documento digital tiver foto. Caso não tenha, será necessário mostrar também uma identificação com foto.

Como justificar a ausência no segundo turno?

O eleitor que não estiver em seu local de votação pode justificar a ausência pelo e-Título das 8h às 17h de 25 de outubro, sem anexar comprovantes, de acordo com o TRE-PR. Também haverá coleta de justificativas no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e na estação ferroviária de Curitiba, das 8h às 17h. Na rodoviária de Curitiba, o atendimento será das 10h às 17h.

O que é permitido na hora de votar?

É permitido levar uma anotação em papel com os números dos candidatos e manifestar preferência política de forma individual e silenciosa, informou o TRE-PR. Essa manifestação pode ocorrer por meio de roupas ou acessórios, como camisetas, broches e adesivos. Já celulares e equipamentos capazes de comprometer o sigilo do voto não podem ser usados na cabine.

O tribunal também informa que são proibidas manifestações coletivas, aglomerações e práticas de boca de urna. Não é permitido votar sem camisa ou usando apenas roupa de banho.

Haverá transporte gratuito ou voto em trânsito?

Segundo o TRE-PR, 206 municípios comunicaram que oferecerão transporte coletivo gratuito em 25 de outubro. O tribunal não detalhou, no material divulgado, os trajetos e horários de cada cidade.

O voto em trânsito é destinado a quem solicitou antecipadamente uma transferência temporária para um município com mais de 100 mil eleitores. No Paraná, 6.314 eleitores se cadastraram nessa modalidade, segundo o TRE-PR.

Foto de capa: mariordo59 from Santo Domingo, Dominican Republic/Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

Mais em Paraná

Tiago da Silva Cândido

Tiago da Silva Cândido é especialista em SEO em Maceió (AL), com atuação em SEO técnico, e-commerce na plataforma VTEX, SaaS e link building. Coordena o link building da AceleraVix e o SEO da D2UN, e já passou por Moskit CRM, Agência FG e Carajás Home Center. Publica conteúdo em mais de 2.000 sites parceiros e é o responsável pelo comVc Portal.

Mapa do site