25 de setembro de 2021

(42) 99838-3791

Últimas notícias

Vídeos revelam as tradições dos imigrantes durante a Páscoa

 Vídeos revelam as tradições dos imigrantes durante a Páscoa

Material foi produzido pelo Parque Histórico de Carambeí e podem ser acompanhados através das redes sociais

Das assessorias

Desde 2016 o museu Parque Histórico de Carambeí organiza a Páscoa no Parque. O evento tem por finalidade difundir tradições pascais de diferentes etnias. Devido à pandemia do Coronavírus, no ano de 2020 e neste ano, as ações do museu limitaram-se a atividades virtuais.

Para esta edição da Páscoa no Parque o museu lançou uma série de vídeos que mostram a tradição pascal de povos distintos. “A Páscoa é um fenômeno mundial, presente em diversos calendários. O que muda em cada país onde é celebrada são as tradições locais que carregam consigo a sua história. Pensando nessas bagagens culturais de muitos imigrantes que vieram para Carambeí, o Núcleo Educativo do museu preparou uma série de vídeos curtos e informativos sobre as suas tradições pascais étnicas”, conta Lucas Kugler, historiador do Parque Histórico.

O público poderá acompanhar os vídeos pelas redes sociais do Parque e conhecer a rica herança cultural dos imigrantes, Kugler cita exemplos do que foi abordado nas gravações. “A Páscoa Alemã (Ostern) e a tradição de pendurar ovos coloridos em árvores (a Osterbaum ou Osterstrauß). A Páscoa Eslava dos poloneses, russos e ucranianos cuja tradição típica podemos citar a famosa Pêssanka, que são ovos de galinha pintados com símbolos religiosos ou que representem a natureza. Já nas celebrações portuguesas, podemos encontrar uma alimentação diferente ocorrendo nos domingos de Páscoa com a presença das amêndoas, o pão de ló e o folar (pão recheado com bacon e linguiça defumada), bem como os licores e o Vinho do Porto. Quanto à Itália, existe a Pasquetta ou lunedi dell’Angeo, que acontece no segundo dia de Páscoa, logo após o domingo onde ocorre um piquenique. E na Páscoa holandesa, encontramos uma tradição muito comum entre os descendentes de holandeses que se estabeleceram em Carambeí – o Zoek de Eieren, onde as crianças podem caçar os ovos escondidos pelos seus pais.”

Os vídeos mostram outras curiosidades e tradições pascais das etnias que serão apresentadas na ação. Confira e conheça a Páscoa dos Povos.

Informações e imagens: Divulgação/APHC

Digiqole ad

Notícias Relacionadas