Vídeo: Com termômetros chegando a -1° C, moradores registram geada já no início da noite

 Vídeo: Com termômetros chegando a -1° C, moradores registram geada já no início da noite

O vento calmo, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, invadiu o território paranaense, provocando resfriamento intenso, inclusive da região dos Campos Gerais

Da redação

A forte massa de ar frio e seco que avançou por diversas regiões do Paraná continua causando queda brusca das temperaturas nesta terça-feira (20). O vento calmo, vindo do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, invadiu o território paranaense, provocando resfriamento intenso, inclusive da região dos Campos Gerais.

Em Ponta Grossa, ainda no início da noite, moradores já registravam a formação de geada em alguns pontos da cidade. Durante a madrugada, os termômetros chegaram a registrar -1°C.

Confira o vídeo enviado pelo leitor Leandro Lucente ao comVc portal:

GEADA – A intensidade do frio fez com que a geada fosse intensa em diversos municípios. “Nos Campos Gerais houve confirmação de geada branca, enquanto a geada negra poderá ser confirmada, apenas, em alguns dias, após a constatação do congelamento do orvalho”, destaca Samuel Brum, meteorologista do Simepar.

A geada negra ocorre quando o ar está muito seco e a planta morre antes que ocorram a formação e o congelamento do orvalho. Em outras palavras, ela acontece quando a atmosfera tem baixa concentração de vapor d’água e a perda radiativa é intensa, causando resfriamento acentuado da vegetação, chegando à temperatura letal.

PREVISÃO – O frio intenso deverá se manter estável em todas regiões do Estado nesta semana. Há previsão de geada ampla sobre o território paranaense, com exceção do Litoral. Nesta terça-feira (20), as temperaturas deverão ser novamente baixas, com máxima de 15°C, de acordo com o Simepar. A partir de quarta-feira (21), o frio vai perdendo intensidade de forma gradual.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Digiqole ad

Notícias Relacionadas