Textos de alunos são transformados em livros

 Textos de alunos são transformados em livros

As seis obras do projeto literário do Sepam estão disponíveis nos formatos impresso e digital

Das assessorias

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) do Colégio Pontagrossense – Sepam concluíram, na última semana, os trabalhos da 4ª edição do Projeto Literário Coletâneas Sepam. Este ano, foram escritos seis livros com textos de autoria dos alunos em uma proposta interdisciplinar que envolve as disciplinas de Produção Textual, Inglês e Artes. As produções textuais aconteceram durante as aulas remotas, no segundo bimestre deste ano, utilizando meios digitais para comunicação e escrita.

Além dos livros impressos, os títulos também estão disponíveis no formato e-Book. A coordenadora de tecnologia educacional do Colégio, Talita Moretto, ressalta a importância da democratização da leitura. “O projeto já nasceu com os dois formatos: impresso e digital. Especialmente nos dias atuais, que estamos com atividades online, é importante pensar em estratégias que democratizam a leitura e, sobretudo, mostrar aos estudantes envolvidos que suas produções podem ganhar mais leitores e outros espaços. Trata-se também de oferecer aos nossos alunos outras possibilidades de interação com os dispositivos móveis. Eles podem ter seu próprio livro na palma da mão, compartilhar com amigos e familiares, valorizando ainda mais seus esforços”, destaca.

Como neste ano não foi possível a realização de um evento presencial para a apresentação das obras, a conclusão dos trabalhos também foi realizada online, conduzida pelas professoras envolvidas e pela coordenação pedagógica, em horário de aula.

Para o diretor do Sepam, Osni Mongruel Junior, o colégio tem grande tradição em complementar as atividades realizadas em sala de aula com projetos. “Temos atividades como Jispam e Ginpam, projetos sociais de protagonismo juvenil como o Menarca, Step by Step, Grupo da Cidadania e tantos outros. Neste ano tão atípico, nos reinventamos e envolvemos nossos alunos em atividades que pudessem ser realizadas a distância. Assim tivemos palestras e aulas especiais com convidados externos. Iniciamos uma versão online do Sepam + Saudável Teen. E, no projeto literário, mantivemos o foco nos estudos e na produção textual. Nossos alunos/autores estão de parabéns pela dedicação e comprometimento com as atividades escolares, com a difusão da cultura”, finaliza.

Cada aluno autor recebeu três exemplares do seu livro impresso. Os e-Books estão disponíveis para leitura no site do colégio: https://www.sepam.com.br/projeto-literario-coletaneas-sepam/

O PROJETO

O Projeto Literário Coletâneas Sepam é realizado com a finalidade processual do desenvolvimento da escrita. Foi criado em 2017 e já contempla 18 livros. Nesta 4ª edição foram trabalhados os gêneros: Biografia, Página de Diário, Relato Pessoal e Radionovela, distribuídos em seis obras, sendo duas em inglês, com textos e ilustrações inéditas de autoria dos alunos.

Informações e imagens: Divulgação/Sepam

Digiqole ad

Notícias Relacionadas