Professoras da UEPG participam de evento da Universidade de Oxford

 Professoras da UEPG participam de evento da Universidade de Oxford

As professoras Rita de Cássia da Silva Oliveira e Vera Lucia Martiniak, do Departamento de Educação, e Flávia Oliveira Alves da Silva, do Departamento de Direito, participaram da abertura do seminário

Das assessorias

As professoras Rita de Cássia da Silva Oliveira e Vera Lucia Martiniak, do Departamento de Educação, e Flávia Oliveira Alves da Silva, do Departamento de Direito, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram algumas das docentes latino-americanas convidadas para palestrar na abertura do seminário remoto realizado pelo Instituto de Envelhecimento da População de Oxford e pela Latin American Research Network on Ageing (LARNA), que tem como objetivo discutir os desafios do envelhecimento na América Latina.

Com a palestra “Envelhecimento populacional no Brasil e os desafios para a formulação de políticas educacionais para a terceira idade”, as professoras da UEPG apontaram que, apesar da implementação de políticas educacionais, para vários segmentos e modalidades, ainda há uma carência e uma lacuna de ações formativas que preparem seus indivíduos para atuar em um contexto de crescimento rápido da população idosa.

Para a docente Rita de Cássia Oliveira, “a educação é fundamental para a redução das discrepâncias de valores e de ideias que causam tensão entre as diferentes gerações, constituindo-se como uma estratégia relevante para reverter a médio e longo prazo o processo de desvalorização do idoso na cultura nacional brasileira”.

Segundo Oliveira, após a apresentação, os participantes do evento mostraram-se interessados com a experiência da UEPG no desenvolvimento de atividades para os idosos por meio da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI). A pesquisadora descreveu que “as atividades desenvolvidas com os alunos da UATI, por meio de projetos ou programas, oferecem conhecimentos, informações, possibilitam a valorização desta faixa etária e se tornam relevantes para a sociedade em geral”.

O seminário realizado pelo instituto de Oxford e pela LARNA contará com mais sete palestras com profissionais de diversos países, dentre eles: Colômbia, México, Cuba, Venezuela e Brasil. Para acessar a gravação das palestras e agenda do evento, clique aqui.

Informações e imagens: Divulgação/UEPG

Digiqole ad

Notícias Relacionadas