Professora lança livro que retrata jornadas do dia a dia de mulheres

 Professora lança livro que retrata jornadas do dia a dia de mulheres

“Lições Preciosas” traz escritos de autoajuda sobre o cotidiano escolar, familiar e social

Por Cícero Goytacaz

Escrito pela professora Eliane Prado, a obra Lições Preciosas reúne textos que retratam os desafios cotidianos das mulheres, como mães, donas de casa, professoras, e demais carreiras profissionais. Segundo a autora, sua inspiração para o livro foi um poema de Mario Quintana, intitulado O Tempo.

“Um dia estava passando o dever de casa para meus alunos e me lembrei do poema, quando o sujeito lírico fala que ‘A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa’, ou seja, a vida é vivida com obrigação, servindo como um exercício para o aprendizado”, detalha. Eliane trabalhou no Colégio Sant’Ana de 2005 a 2011. Após trabalhar para a Prefeitura Municipal, retornou ao Sant’Ana em 2019, onde segue até hoje.

A professora conta também que já escreve sobre o tema há anos. Foi a partir dessas experiências que ela decidiu reunir seu material e publicá-lo em um livro. “Trata-se de uma leitura para o dia a dia, como autoajuda. É para as pessoas que muitas vezes estão angustiadas, para que encontrem possivelmente uma resposta daquilo que está sentindo e se identifica”, explica.

Eliane Prado é casada com Jocimar, mãe de dois filhos, André e Guilherme, e avó da pequena Olívia. É graduada em Pedagogia e possui especialização na área de Metodologia do Ensino Religioso e Neuropsicopedagogia. Em 2001, publicou seu primeiro livro, Removendo as pedras do coração. “Escrevi por vários anos para jornais e revistas. A decisão de escrever Lições Preciosas foi mais pelos e-mails que recebia, elogiando e me incentivando a colocar em um livro, há tempos que estava pensando nisso, e agora felizmente deu certo”, relata.

Para a autora, o período da pandemia de Covid colaborou com sua iniciativa de escrever o livro. “Já tinha esse desejo, mas foi providencial, pois nessa pandemia em que estamos vivendo, as pessoas ficam sós, atribuladas. Então penso que esse livro é um bálsamo para as mães, esposas, noivas, que estão muitas vezes segurando a barra sozinhas e que podem encontrar um pouco de leveza, pois tentei passar meus textos de forma leve e poética.

Eliane e o esposo Jocimar

Lições preciosas

Lições Preciosas foi lançado pela Editora Texto & Contexto e também ganhará uma versão em inglês: Precious Life Lessons. Segundo Eliane, a nova versão já está sendo traduzida e deverá ser lançada em breve.

Digiqole ad

Notícias Relacionadas