Ponta Grossa terá a primeira usina termoelétrica a biogás em sua história

 Ponta Grossa terá a primeira usina termoelétrica a biogás em sua história

Cidade apresenta um cenário favorável para o desenvolvimento dessa tecnologia, aponta estudo

Por Cícero Goytacaz

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou nesta semana a inauguração da primeira usina termoelétrica à base de biogás na cidade. A instalação geradora de energia, a partir do reaproveitamento de resíduos orgânicos, iniciará suas atividades nesta sexta-feira (30), no Distrito Industrial Cyro Martins.

O investimento total na construção da nova usina girou em torno de R$ 12 milhões. Situada em um terreno de 10.000 m², a instalação terá capacidade de receber até 30 toneladas de resíduos orgânicos por dia. Com esse processo de reaproveitamento, a Prefeitura espera que a energia gerada possa compensar em até 30% o consumo de energia elétrica em instituições públicas, como o Hospital Municipal Amadeu Puppi, Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai-UEPG), UPA Sant’Ana, entre outros.

Ponta Grossa possui cenário favorável à geração energética a partir de resíduos

Em entrevista concedida ao comVc portal no último mês de março, o presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Rubens Herbert Aebi, explicou o potencial do município de Ponta Grossa para o reaproveitamento energético a partir de Composto Derivado de Energia (CDR), originado a partir de resíduos não aproveitados no processo de biodigestão.

“Ponta Grossa deve gerir por dia mais ou menos 300 kg de lixo por habitante. Para o ‘waste-to-energy’, é favorável para instalação de uma usina de CDR, com aproveitamento de biogás, porque a cidade tem potencial para isso. Não podemos apenas analisar usinas de grande porte, dos grandes centros, precisamos resolver o problema das cidades de pequeno porte”, destacou Aebi.

Leia a entrevista completa com o presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Rubens Herbert Aebi:

Imagens: Reprodução/Facebook

Digiqole ad

Notícias Relacionadas