Novembro azul: urologista alerta sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata

 Novembro azul: urologista alerta sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de próstata

Dr. Ricardo Jeczmionski é médico do Super Dr. de Ponta Grossa, Centro de Saúde Integrada que é referência em acolhimento e cuidado coordenado dos pacientes

Por Cícero Goytacaz

Neste mês se comemora o “Novembro Azul”, campanha de conscientização ao tratamento e prevenção do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, 90% dos tumores diagnosticados inicialmente têm cura”, alerta o Dr. Ricardo Jeczmionski. Segundo o urologista, o câncer de próstata somente apresenta sintomas em estágios mais avançados, o que dificulta o tratamento de muitos pacientes que relutam em realizar o exame de toque. “A gente faz praticamente um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos, isso é muito diagnóstico, são muitos pacientes”, analisa o Dr. Ricardo.

Ele explica que o tratamento é dividido em tratamento cirúrgico, radioterapia, bloqueio hormonal e quimioterapia. “Para isso, tem que ser avaliado o estágio em que está essa doença, a idade do paciente e seu histórico de saúde, para traçar o melhor plano para o tratamento desse paciente”, destaca.

O médico também reforça sobre os fatores que implicam no aparecimento da doença, como obesidade, sedentarismo e incidência na família, e que também são levados em conta na hora de escolher qual o tratamento mais adequado, de acordo com o histórico paciente.

Dr. Ricardo também comenta o fato de muitos pacientes temerem sintomas como incontinência urinária e disfunção erétil, e por isso acabam retardando a busca pelo tratamento. “A mensagem é para o homem procurar o médico, independente do seu estágio de saúde, de seus medos e suas vontades”, incentiva o médico.

“O homem tem que quebrar esse preconceito e procurar um médico, conversar sobre sua rotina de saúde, sobre seus hábitos de vida, para receber as orientações adequadas e para ser investigado caso a caso para saber qual é o plano melhor para cuidar da saúde do paciente”, complementa. Ele acrescenta que orientação também é válida para doenças do coração, diabetes, hipertensão, enter outras.

Super Dr.

O Super Dr. é um Centro de Saúde Integrada, criado para ser referência em acolhimento e cuidado coordenado dos pacientes. Foi pensado para pessoas, famílias e empresas que buscam saúde de qualidade sob medida. O centro oferece consultas e exames em 25 especialidades médicas e tem a matriz localizada em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas, que está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. A segunda unidade, inaugurada nove meses após o início das atividades do centro de saúde, está localizada na região central. Mais informações estão disponíveis em: www.superdrbrasil.com.br.

Informações e imagem: Assessoria/Mapa 360

Digiqole ad

Notícias Relacionadas