Nova remessa de vacinas da Pfizer chega ao Paraná, parte será destinada para PG

 Nova remessa de vacinas da Pfizer chega ao Paraná, parte será destinada para PG

 Lote é destinado a continuar a vacinação dos grupos de comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência severa

Das assessorias

Integrando a 20ª remessa de imunizantes contra Covid-19 enviada ao Paraná pelo Ministério da Saúde, 39.780 vacinas Comirnaty, produzidas pela Pfizer/BioNTech, chegaram ao Estado nesta terça-feira (18). As doses são destinadas em sua totalidade ao prosseguimento da vacinação dos grupos de comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência severa.

O lote aterrissou no Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, depois das 19 horas, e foi encaminhado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). As doses serão conferidas e organizadas no local para posteriormente seguir para a distribuição, que será realizada nos próximos dias. A divulgação do número de doses por cidade também será divulgada pela Secretaria da Saúde em breve.

Esta remessa dá prosseguimento à estratégia de descentralização da Pfizer no Estado. Como a vacina requer armazenamento especial a -70°C no longo prazo, sua logística de distribuição se difere das outras vacinas, limitando seu transporte.

Esta leva amplia o número de cidades que irão aplicar o imunizante: as doses serão divididas entre Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, São José dos Pinhais, Colombo e Foz do Iguaçu. Além da Capital, outras três cidades já receberam doses da Pfizer: Cascavel, Maringá e Londrina.

“Estamos distribuindo essa remessa para os municípios de médio porte do Paraná em acordo com a orientação do governador Ratinho Junior, colocando todas as doses à disposição da operacionalização da vacinação contra Covid-19. Por isso, as doses vão para dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba, além de Capital e de outras três grandes cidades”, disse Beto Preto, secretário da pasta.

20ª REMESSA – Além das doses da Comirnaty, também compõem a 20ª remessa de vacinas do Ministério da Saúde outras 374.100 doses do imunizante Covishield, produzido na parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As vacinas da Covishield são divididas entre 229.100 doses para a aplicação da D2 em pessoas de 60 a 64 anos e de 65 a 69 anos e 145 mil para a primeira dose (D1) de pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência. 

Nesta terça-feira (18), outras 368,8 mil doses de vacinas contra Covid-19 foram enviadas às 22 Regionais de Saúde do Paraná. O quantitativo é composto por doses residuais das 18ª e 19ª remessas, sendo 22.230 doses da Comirnaty (Pfizer/BioNTech), 118 mil doses da Covidshield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz) e ainda 188.800 doses da CoronaVac (Butantan/Sinovac).

VACINÔMETRO – Até as 18h15 desta terça-feira, o Paraná aplicou 2.166.528 primeiras doses e 1.116.011 segundas doses. O Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 estima um total de 4.812.142 pessoas entre os 28 grupos prioritários para imunização.

Informações e imagens: Divulgação/AEN

Digiqole ad

Notícias Relacionadas