A Prefeitura de Ponta Grossa segue com os trabalhos de recuperação do Município e auxílio das famílias atingidas pela forte chuva registrada no último sábado (17). Nesta segunda-feira (20), as equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Cidadania e Segurança Pública, percorreram a cidade realizando visitas e a entrega de telhas de fibrocimento para os cidadãos que tiveram suas casas danificadas pelo temporal. Cerca de 50 famílias foram atendidas no decorrer do dia. No total, mais de 800 telhas foram distribuídas pelo Município com apoio do Exército Brasileiro.
“Tivemos vários estragos decorrentes dos fortes ventos, casas foram destelhadas e ruas tiveram de ser interditadas, mas, felizmente, não temos registros de vítimas. Nossa resposta foi rápida, porém ainda temos demandas a resolver. Por isso, seguiremos trabalhando com foco e dedicação para que tudo seja normalizado o mais breve possível”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, as ações da Defesa Civil devem se estender pelos próximos dias. “Além de monitorar a situação e seus impactos, nossa Defesa Civil segue cadastrando as famílias atingidas que precisam de auxílio e realizando a entrega das telhas de fibrocimento, trabalho esse que deve se estender pelos próximos dias”, comenta.
Impactos
As chuvas do último sábado (17) afetaram mais de 220 famílias em Ponta Grossa. Os atendimentos foram realizados por equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros com o apoio das secretarias de Serviços Públicos, da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária e da FASPG.
Entre as ocorrências, foram registradas 220 destelhamentos e 39 quedas de árvores que, em alguns casos, provocaram o bloqueio de vias e danos na rede elétrica. Ainda durante o sábado, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros entregaram mais de 8 mil m² de lonas.
Ruas e Praças
Nove ruas foram interditadas temporariamente, incluindo a rua Do Rosário e a Comendador Miró, Prefeito Albary Guimarães e Fagundes Varela. Todas já foram liberadas. Além disso, o temporal também causou estragos em praças, entre elas: a Praça Duque de Caxias, Barão do Rio Branco e Barão de Guaraúna.
Segundo a Defesa Civil, os bairros mais afetados foram o Contorno, Centro, Olarias, Uvaranas e Neves.
Desalojados e Desabrigados
Sete famílias abordadas em situação de emergência com uma delas sendo acolhida em Casa de Passagem e as outras encaminhadas para casa de parentes.