Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Ponta Grossa - PR

Campos Gerais Turismo

Adetur promove workshop sobre traçados dos Caminhos do Peabiru

Workshop online e gratuito acontece no dia 19 de janeiro; objetivo é alinhar parâmetros técnicos para definição dos traçados em 10 municípios dos Campos Gerais

15/01/2022 às 10h47
Por: Redação Fonte: Divulgação/Adetur
Compartilhe:
Divulgação/Adetur
Divulgação/Adetur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur - em parceria com o Instituto Chico Mendes e a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso promove um workshop sobre orientações técnicas para definição dos traçados dos Caminhos do Peabiru, milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. Tendo como público-alvo representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, o evento será na próxima quarta-feira (19), das 16 às 18 horas de 19 de janeiro, pela plataforma Zoom. 

O Governo do Paraná está formatando um projeto que visa resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha histórica do Caminho do Peabiru. O trecho paranaense compreende um total de 1.550 quilômetros de extensão. Na região dos Campos Gerais, o traçado inicial proposto pelo projeto passa por 10 cidades. Demais municípios podem participar por meio de ramificações/rotas secundárias. Segundo o governo do Estado, as rotas sinalizadas visam fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo e comunidades do entorno. 

Conforme Guilherme Forbeck, conselheiro da Adetur Campos Gerais e coordenador do Grupo de Trabalho de Turismo em áreas naturais, o objetivo da Adetur é contribuir na formatação, ordenação e integração dos Caminhos do Peabiru na região como um produto turístico competitivo e atrativo, desta forma o workshop vai orientar e auxiliar os municípios na definição dos traçados locais que além de possuírem apelo turístico e cultural, devem ser pensados como geradores de emprego e renda e funcionar como ferramentas de conservação. “Vamos definir em conjunto com os atores de cada município os melhores traçados da região e interligá-los. Buscando contribuir com o projeto estadual levaremos essa proposição ao Governo do Estado”, afirma.

Para Benjamim da Luz, analista ambiental do ICMBio que colabora com os trabalhos da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso,  este caminhos são uma oportunidade de facilitar a conservação criando conectividade entre as áreas protegidas, e ao mesmo tempo incentivar um modelo de uso público que propicia o reconhecimento da importância e valores histórico, cultural e ambiental, destas e da região em que estão inseridas, para a sociedade. 

As inscrições para o workshop são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/adeturcamposgerais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários