Quinta, 19 de Maio de 2022
10°

Poucas nuvens

Ponta Grossa - PR

Ponta Grossa Denúncia

Mãe reclama do atendimento na UPA Santa Paula após criança engolir moeda

Preocupada com a demora no atendimento, moradora decidiu pagar por uma consulta particular em outro hospital da cidade

12/01/2022 às 10h40
Por: Gabriel Ribeiro
Compartilhe:
Divulgação/PMPG
Divulgação/PMPG

A filha de Maria Conceição*, de apenas três anos de idade, engoliu acidentalmente uma moeda e a família teve que correr em busca de cuidados médicos na última semana. Segundo denúncia encaminhada ao comVc portal, a criança só não precisou ficar horas aguardando atendimento na UPA Santa Paula, porque a família pagou por uma consulta particular em outro hospital da cidade.

 

Ao perceber que a filha havia engolido uma moeda, Maria imediatamente ligou para o pediatra da família, que recomendou que a criança fosse levada para o pronto-socorro que fica no Hospital Materno Infantil (Humai). Ela entrou em contato com o hospital e foi orientada a encaminhar a filha para o UPA Santa Paula, onde são prestados os serviços de urgência e emergência pediátrica. Chegando no local, ela foi avisada que a filha seria atendida em 40 minutos, o que não aconteceu. 

 

“Além de tudo, minha filha estava com febre. Quando a porta da UPA abriu, pude ver que tinha umas 30 crianças aguardando e uma das mães relatou que estava lá desde às 9h e ainda não tinha sido atendida e já eram quase 14h”, conta Maria.

 

Com a filha precisando de atendimento médico urgente, Maria não podia ficar esperando horas na fila e decidiu levar a criança para a Santa Casa e pagar por uma consulta particular. “Foi um enorme descaso e tive que pagar por um serviço que deveria ser gratuito”, critica. “E quem não tem condições de dar um jeito? Vai esperar a criança morrer? Olha, eu tenho três filhos, sempre levei minhas crianças no antigo Hospital da Criança e sempre tivemos atendimento no tempo necessário”, reforça. 

 

O caso aconteceu no dia 04 de janeiro e, após o susto, Maria e sua filha seguem bem.

 

Mudança no atendimento infantil

 

Desde setembro, o atendimento médico para urgências e emergências pediátricas é realizado na UPA Santa Paula. Com isso, o Hospital Materno Infantil fica responsável pelos casos de alta complexidade e, em caso de necessidade, a UPA fará a transferência para o Humai. 

 

O comVc entrou em contato com a Prefeitura, que se comprometeu a tomar as medidas cabíveis, mas até a data de publicação não deu maiores explicações sobre o caso. 

 

*O nome foi trocado a pedido da entrevista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários