Terça, 18 de Janeiro de 2022
23°

Poucas nuvens

Ponta Grossa - PR

Internacional Você sabia?

Como um pôster da Segunda Guerra Mundial se tornou meme nos anos 2000

A frase ‘Keep calm and carry on’ ficou mundialmente conhecida, mas originalmente tinha um outro significado

10/01/2022 às 10h28 Atualizada em 10/01/2022 às 11h52
Por: Gabriel Ribeiro
Compartilhe:
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Idealizado como uma mensagem de força e esperança, os cartazes com a frase ‘Keep calm and carry on’ caíram no gosto do público. A frase passou a estampar camisetas, canetas, cadernos, quadros e outros objetos. Além disso, as três palavras iniciais permaneceram e o final foi ligeiramente modificado para dar novo significado, dando origem a frases como ‘Keep calm and drink coffee’, ‘Keep calm and play games’ e ‘Keep calm and music on’. Nascia um dos memes mais famosos dos anos 2000.

Para entender um pouco mais sobre a origem dessa frase é necessário voltar cerca de 60 anos no tempo. Vamos para a Inglaterra, na primavera de 1939. Tudo começou quando o país se juntou às tropas aliadas para enfrentar o exército alemão na Segunda Guerra Mundial. 

Para acalmar a população que estava em territórios tomados pelo conflito gerado, o governo inglês distribuiu pôsteres com frases motivacionais. Ao todo, três ideias foram aprovadas e impressas. Ambas seguiam o mesmo padrão, com fonte elegante, duas cores e acima a coroa do rei George VI, que reinava na época.

A primeira versão impressa tinha a seguinte frase, ‘Your courage, your cheerfulness, your resolution, will bring us victory’ (Sua coragem, sua alegria e sua determinação vão nos trazer a vitória). O segundo já tinha um outro apelo, ‘Freedom is in peril defend it with all your might’ (A liberdade está em perigo. Defenda-a com toda a sua força). Os dois primeiros foram distribuídos à população em setembro do mesmo ano e estamparam as paredes, janelas de lojas e vagões de trem dos locais tomados pela guerra. 

O terceiro, e mais famoso deles, não teve a mesma repercussão na época, pois foi guardado para ser exposto apenas em uma situação de crise. A frase ‘Keep calm and carry on’ (Mantenha-se calmo e siga em frente) estampada no cartaz deu as caras somente 60 anos mais tarde, em 2000, quando a proprietária de uma livraria da Inglaterra o encontrou guardado em meio aos livros.

Ela o enquadrou e expos no seu estabelecimento, o que gerou uma enorme repercussão entre seus clientes. Em meio ao sucesso, a dona fez novas cópias e começou a comercializá-lo. A frase acabou tomando proporção mundial e se tornou o fenômeno que é hoje.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.