Nesta segunda-feira, 19 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Futebol. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a da foi escolhida como homenagem ao primeiro clube de futebol do país, o Sport Club Rio Grande, do litoral do estado do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900.
A homenagem da CBF ao SC Rio Grande gera muita confusão na mente dos fãs de futebol, afinal a equipe gaúcha não é a mais antiga entre os clubes do Brasil em atividade. Por exemplo, o Flamengo, que possui uma das maiores torcidas do país, foi fundado em 17 de novembro de 1895. Contudo, sua origem não veio necessariamente do futebol, mas sim dos esportes náuticos – daí o nome Clube de Regatas Flamengo. A mesma situação ocorre com o Clube de Regatas Vasco da Gama, fundado em 1898, além do Esporte Clube Vitória, fundado em 1899, que iniciou suas atividades no críquete.
Mas a polêmica acerca do título de primeiro clube de futebol do país não para por aí e existe uma rixa entre o Rio Grande e a Associação Atlética Ponte Preta. A equipe de Campinas (SP), fundada 23 dias depois da equipe gaúcha, utiliza do argumento da prática ininterrupta do futebol e alega que a equipe do sul do país teria interrompido suas atividades nos anos 1972, 1974 e 1976. No entanto, os gaúchos defendem que possuem documentos que comprovam que jamais tiveram suas atividades interrompidas, reconhecidos pela CBF e também pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), entidade máxima do esporte.
Esportes Dupla de Marcelo Melo avança à semifinal de ATP 250 no México
Pré-jogo Operário enfrenta o São-Joseense na estreia da segunda fase do Paranaense Sub-17
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia