Nesta segunda-feira, 19 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Futebol. De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a da foi escolhida como homenagem ao primeiro clube de futebol do país, o Sport Club Rio Grande, do litoral do estado do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de julho de 1900.
A homenagem da CBF ao SC Rio Grande gera muita confusão na mente dos fãs de futebol, afinal a equipe gaúcha não é a mais antiga entre os clubes do Brasil em atividade. Por exemplo, o Flamengo, que possui uma das maiores torcidas do país, foi fundado em 17 de novembro de 1895. Contudo, sua origem não veio necessariamente do futebol, mas sim dos esportes náuticos – daí o nome Clube de Regatas Flamengo. A mesma situação ocorre com o Clube de Regatas Vasco da Gama, fundado em 1898, além do Esporte Clube Vitória, fundado em 1899, que iniciou suas atividades no críquete.
Mas a polêmica acerca do título de primeiro clube de futebol do país não para por aí e existe uma rixa entre o Rio Grande e a Associação Atlética Ponte Preta. A equipe de Campinas (SP), fundada 23 dias depois da equipe gaúcha, utiliza do argumento da prática ininterrupta do futebol e alega que a equipe do sul do país teria interrompido suas atividades nos anos 1972, 1974 e 1976. No entanto, os gaúchos defendem que possuem documentos que comprovam que jamais tiveram suas atividades interrompidas, reconhecidos pela CBF e também pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), entidade máxima do esporte.