Os vereadores Guto Beck (PP), Professor Jonathan (PSC), Jhonnathan Flugel (Podemos) e o Presidente da Câmara Municipal de Castro, Neto Fadel (Patriota), apresentaram requerimento no expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (22/06) em que solicitam informações da secretaria municipal de Saúde. Os parlamentares questionam a pasta sobre a possibilidade de disponibilizar ou criar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para auxiliar o atendimento de doenças respiratórias em épocas de alta demanda.
No documento os vereadores solicitam que a secretaria analise a viabilidade de haver uma unidade de apoio ao menos nos períodos em que ocorrem mudanças climáticas mais críticas. Eles salientam que essas mudanças ocasionam o crescimento dos casos de doenças respiratórias como gripe, asma, bronquite, pneumonia, entre outras.
Durante a discussão da matéria, Guto Beck mencionou que a indicação de uma UBS para esse atendimento pode amenizar a sobrecarga que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vem enfrentando desde que iniciaram as ondas de frio. “Percebemos uma grande demanda na UPA devido a problemas respiratórios. Apresentamos essa sugestão para desafogar a UPA e para não haver tanta fila de espera nesta unidade”, relatou.
Transporte escolar-Dentre outros requerimentos aprovados no encontro, também constava pedido do parlamentar Paulinho Farias (PSD) a ser encaminhado para a secretaria municipal de Educação. Farias apresenta a solicitação em virtude de questionamentos de pais de alunos que residem nas localidades de Guabiroba e Pedras, interior do município, e relatam que seus filhos saem muito cedo de casa para chegar até a escola e da mesma forma demoram retornar devido a distância. Na proposição o vereador pergunta se é possível inserir um micro ônibus na rota para melhorar a situação e agilizar o transporte dos estudantes.
Reforma em CRAS-O projeto de lei nº 38/2022 passou por votação única e segue para sanção do prefeito. O projeto autoriza a prefeitura a abrir crédito adicional suplementar em valor superior a R$ 43 mil. Na justificativa da proposição, o Executivo menciona que o montante será aplicado na reforma e ampliação do CRAS Neuza de Freitas.
Próxima sessão-Conforme determina o Regimento Interno, no próximo dia 29 de junho, o legislativo não se reúne em sessão por se tratar da 5ª quarta-feira do mês. A próxima sessão ordinária da Câmara de Castro acontecerá na quarta-feira, dia 06 de julho, às 16 horas.
Paraná Parceria público-privada para sinalização das ruas
Evento Prefeitura de PG participa de imersão sobre cidades inteligentes
Paraná Energia solar nas escolas
Paraná Acesso à alimentação básica
LDO LDO para 2023 retorna ao Executivo com emendas
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia