Quinta, 19 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Ponta Grossa - PR

Educação Comemoração

Escola Osni Mongruel comemora 20 anos valorizando a Educação

"Família Osni" comemorou aniversário da escola e também aniversário de seu patrono, que completaria 89 anos

13/05/2022 às 17h09
Por: Redação Fonte: Divulgação/PMPG
Compartilhe:
Foto: Divulgação/PMPG
Foto: Divulgação/PMPG

Nesta sexta-feira, na Escola Municipal Osni Vilaca Mongruel, na Vila Santa Terezinha, em Ponta Grossa, duas grandes famílias se encontraram, em uma grande comemoração. Por um lado, a família formada pelos alunos e funcionários da própria escola, que comemora 20 anos de atividades. Por outro, a família do homem que deu seu nome à unidade, e que completaria 89 anos neste ano. Juntas, ela formaram uma só família, celebrando e valorizando a Educação.

 

Professor universitário e da Educação Básica, Osni Vilaca Mongruel também foi fundador do Colégio Sepam. Seu aniversário segue sendo comemorado pela família a cada 13 de maio, dia de seu nascimento, com atividades que visam demonstrar aos alunos a importância do aprendizado e da família, valorizando a unidade escolar e sua história. Nesta oportunidade, a proposta foi um pouco diferente, contemplando também a data de aniversário da própria escola, que começou suas atividades em 23 de abril, de2002.

 

"Temos um costume em nossa família, de sempre celebrar o aniversário de nosso pai na escola. Temos um carinho especial por ela e fazemos sempre esta comemoração, com bolo, contando com a participação das professoras, que organizam atividades sobre a memória do patrono, contando quem foi e o que fez, explicando seu papel na sociedade. Acho muito bacana que a Secretaria Municipal de Educação valorize a história das pessoas que dão nome às escolas, uma vez que a criança terá para sempre esse nome em sua vida, em um documento tão importante quanto o histórico escolar", observa Osni Mongruel Júnior, filho do patrono.

 

Além de divertir e mobilizar as crianças em torno das comemorações, a diretora Fabrine Guimarães da Silveira comenta que o evento foi uma grande atividade pedagógica, envolvendo vários campos do conhecimento.  Os estudantes trabalharam com a Língua Portuguesa, Arte e História, entre outras disciplinas, por meio de uma árvore genealógica, caricaturas, acrósticos, biografias, textos de diferentes gêneros, a história de Ponta Grossa, música e poesia, contemplando vários componentes curriculares.

 

"Durante a semana, as professoras trabalharam sobre quem foi o patrono, com uma árvore genealógica da família, onde eles aprenderam colocando os nomes, com a participação da família. Também conheceram a história da nossa cidade e o porquê do nome de nossa escola. Conhecemos sua contribuição para a educação da cidade, todo o seu envolvimento e o legado que deixa para os filhos", exemplifica a diretora. "Acreditamos que ações como esta podem inspirar os alunos, sabendo que uma pessoa próxima, de nossa cidade, pode ter seu nome em uma escola e que isso também pode um dia ocorrer com eles", conta Fabrine.

 

Para a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o envolvimento dos familiares dos patronos e patronesses valoriza os CMEIs e Escolas e fortalece a Educação. "Toda a comunidade escolar sai ganhando quando há este envolvimento. Ele fortalece os elos entre os funcionários e com os alunos, além de desenvolver nos estudantes o sentimento de pertencimento e de sua própria cidadania", analisa a secretária.

 

--

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários