O Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dequim-UEPG) promove o 13º Simpósio de Graduação e Pós-Graduação em Química (Simpoquim), entre 28 e 30 de abril. O evento terá como tema o Centenário da Química Quântica, com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos.
A programação inicia em 28 de abril, às 8h30, com três minicursos simultâneos. O minicurso “Análise de óleos essenciais por cromatografia a gás”, ministrado por Vinicius Monteiro Schaffka (UEPG), acontece no Hall Tecnológico. No Auditório Cetep, Isabella Ferreira Melo (UFPR), Perita Criminal da Polícia Científica do Paraná, conduz o minicurso “Química Forense em Perspectiva”. O minicurso “Explorando a técnica de Microscopia de Força Atômica para análise de superfícies: informações além da morfologia” ocorre no Auditório Litec, com Andreia Gerniski Macedo (UTFPR).
No período da tarde do dia 28, das 14h às 15h, Marcela Mohallem Oliveira apresenta a palestra intitulada “Os nanomateriais e a nanotecnologia: da antiguidade até os dias atuais”, no Auditório Hall Tecnológico. Das 15h45 às 17h45, ocorrem as Apresentações de Extensão sobre atividades realizadas pelo Departamento de Química da UEPG, em local a ser definido. A cerimônia de abertura do Simpoquim e a palestra de abertura acontecem às 19h, no Grande Auditório da UEPG. A professora Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP-Araraquara) ministra a palestra “Biodiversidade, produtos naturais e tecnologia quântica, elos de desenvolvimento econômico em consonância com os ODS 2030”.
O dia 29 de abril começa com Sessões Coordenadas de apresentações orais, das 8h30 às 10h30. A sessão de Química Inorgânica (QI) acontece no Auditório Litec; a de Bioquímica (BQ) em local a definir; a de Química Orgânica (QO) no Auditório Cetep; a de Físico-Química (FQ) no Auditório Hall Tecnológico; e a de Química Analítica (QA) no Auditório da Engenharia de Computação. Das 10h30 às 11h30, ocorre a Sessão de Pôsteres com trabalhos dos eixos temáticos Bioquímica, Ensino de Química, Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica, em local a ser definido.
À tarde, no dia 29, o Auditório Hall Tecnológico recebe duas palestras: das 14h às 15h, com o professor Wagner Eduardo Richter (UTFPR); e das 15h45 às 16h45, com o professor Elson Longo (UFSCar) fala aos alunos. À noite, das 19h às 20h, Jailson Rodrigo Pacheco (UFPR) ministra o tema “As relações entre divulgação científica e a história da química”, também no Auditório Hall Tecnológico. Em seguida, das 20h30 às 21h30, no mesmo local, ocorre a Sessão Coordenada de Ensino de Química (EQ).
No último dia do evento, 30 de abril, estão programadas visitas técnicas das 9h às 11h. Os participantes visitam a Agrocete Indústria de Fertilizantes LTDA ou a Cervejaria Ambev – Adriática. A participação na visita à Ambev requer idade mínima de 18 anos. À tarde, das 14h às 15h, o professor Giovanni Finoto Caramori (UFSC-Florianópolis) apresenta a palestra “Ajustando moléculas mecanicamente interligadas para reconhecer ânions e cátions”, no Auditório Hall Tecnológico. O Simpósio termina com a Premiação das Apresentações Orais e de Pôsteres por Eixo Temático, das 15h30 às 16h30.
As inscrições de trabalhos, valores e outras informações estão no site do evento .
Texto: Helton Costa*/Foto: Domitila Gonzalez *Texto produzido com auxílio de Inteligência Artificial.
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia