Com foco em atualizações constantes em seu parque tecnológico, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU) investem pesado na melhoria dos atendimentos 100% SUS realizados. A novidade mais recente é um navegador cirúrgico para cirurgias ortopédicas. O equipamento foi utilizado pela primeira vez na última quarta-feira (09).
O HU-UEPG é referência em cirurgias ortopédicas pelo SUS na região dos Campos Gerais. Isso gera uma demanda muito grande de procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos, nos quais entram o navegador cirúrgico. Quem realizou as cirurgias com o novo equipamento foi o médico Aramis Azevedo. Especialista em cirurgia do joelho, ele fez duas artoplastias totais (procedimento que substitui a articulação do joelho por uma prótese).
“Durante o procedimento cirúrgico, o navegador é capaz de captar informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos. Todas essas informações são captadas pelo computador, processadas e então devolvidas ao cirurgião em tempo real, oferecendo uma precisão ainda maior em toda a cirurgia”, conta.
“Quando falamos em prótese de joelho, normalmente estamos acostumados com a cirurgia convencional, na qual não temos o auxílio de um computador no intra-operatório para realizar esses cálculos e medições. Isso tudo é feito no planejamento pré-operatório e com o uso de guias durante o procedimento cirúrgico. A vantagem da navegação é a precisão milimétrica do procedimento, levando em consideração a individualidade de cada paciente”, exemplifica.
O chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia dos HU-UEPG, Daton Berri, afirma que o navegador tem a função de orientar o cirurgião em casos mais complexos, evitando situações indesejadas, sendo sua ideia aprimorar a qualidade da artroplastia e não reduzir o tempo cirúrgico.
“Não há como negar que a prótese navegada de joelho tende a oferecer resultados que são ainda mais precisos, contribuindo para que se tenham melhores resultados. É uma abordagem que acaba se tornando uma excelente alternativa, conferindo uma precisão muito maior para o médico, principalmente em casos mais graves”, diz.
"O Hospital Universitário tem em seu DNA a busca pela excelência. O serviço de ortopedia conta com uma equipe extremamente capacitada e o HU oferece todos os recursos para que nossos pacientes tenham um atendimento de qualidade ímpar na região com materiais especiais e tecnologias que não deixam nada a desejar em comparação a qualquer serviço privado”, complementa.
O aparelho se soma a uma série de novidades na estrutura. No ano passado, o HU-UEPG recebeu equipamentos de ponta para exames, como um novo tomógrafo e raio-x. Também houve uma ampliação dos serviços com o equipamento de hemodinâmica. O centro cirúrgico ainda recebeu novos equipamentos, com os arcos e focos cirúrgicos que são utilizados em vários procedimentos.
A diretora-geral dos HU-UEPG, Fabiana Postiglioni Mansani, destaca que o investimento aconteceu por meio do projeto ProHU, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. “A tecnologia está muito presente na área da saúde e é importante de se fazer as renovações e as aquisições de equipamentos de ponta para que os nossos HUs possam continuar com um atendimento de excelência. E isso para realizar um melhor prognóstico para os nossos pacientes, principalmente nas questões mais de urgência e emergência, no trauma, no politrauma, no qual somos referência”, conclui.
Educação Ceará sanciona lei que zera ultraprocessados na merenda até 2027
Educação Brasil tem maior número de aluno por professor em faculdades privadas
Educação Alunos em cursos técnicos na rede estadual crescem 350% com recorde em 2025
Educação Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC
Educação PPP da educação: edital que prevê 40 novas escolas segue para análise da PGE
Ensino Superior Com 1,2 mil vagas, UEPG abre inscrições para o Vestibular 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia