A Copel vai reforçar duas subestações de grande porte que atendem a regiões do Paraná com ritmo de crescimento econômico acelerado. Serão aplicados R$ 64 milhões na instalação de novos transformadores nas subestações Realeza Sul, no Sudoeste, e Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, beneficiando mais de 225 mil unidades consumidoras, ou cerca de 750 mil paranaenses.
As obras foram autorizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no início de 2025, já prevendo um aumento de demanda por energia para os próximos anos.
“Esses reforços de grande porte na rede de transmissão foram priorizados pela agência reguladora e têm como propósito assegurar condições para o desenvolvimento dessas regiões”, afirmou o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Fernando Mano. “A economia do Estado cresce acima da média nacional, o agronegócio paranaense está entre os maiores exportadores do país, novas indústrias estão se instalando aqui e a oferta de energia precisa acompanhar esse movimento”.
Em Realeza Sul será instalado um transformador de 150 megavolt-amperes (MVA), que irá se somar aos dois já existentes na subestação, elevando de 300 para 450 MVA a potência total de transformação da unidade. O equipamento vai atuar na conversão da tensão da energia proveniente do Sistema Interligado Nacional que chega em 230 kV para 138 kV - tensão adequada para distribuição aos centros de consumo. O prazo para conclusão do projeto é julho de 2027.
Em outubro de 2024, a Aneel já havia autorizado o investimento de R$ 9 milhões na subestação Realeza Sul para instalação de capacitores, equipamentos que ajudam a corrigir o fator de potência - uma medida de eficiência da rede. Esses reforços aumentam a confiabilidade do fornecimento de energia a mais de 145 mil clientes na região.
REGIÃO METROPOLITANA– Em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a subestação Bateias também vai receber mais um transformador de 150 MVA. A ampliação vai beneficiar diretamente mais de 80 mil unidades consumidoras. Bateias é a segunda maior subestação da Copel no Paraná, com potência total de 1.500 MVA em oito transformadores, atrás somente da subestação Cascavel Oeste, que tem 1.800 MVA. O cronograma da obra prevê a entrada em operação do novo equipamento até janeiro de 2028.
Copel Copel é maior empresa do Paraná e a 5ª maior do Sul no ranking das 500 maiores
Copel Com barreiras em subestações e torres, Copel investe em cuidados com a fauna
Habitação Casa Fácil Paraná: com apoio do Estado, 200 famílias de Cascavel recebem moradia própria
Desenvolviment... Obra de contenção da voçoroca de Loanda chega a 68% de execução
Sanepar Sanepar tem a melhor receita líquida entre as empresas de serviços públicos do Sul
UEPG Professores e egressos do Mestrado em Direito lançam livros
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia