A movimentação de um comboio de viaturas pela cidade, partindo do Parque Lacustre na manhã desta quinta-feira (23), chamou a atenção dos moradores. A ação marca o lançamento da Operação Castro Mais Segura, que integra Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil na intensificação dos patrulhamentos, abordagens a suspeitos, fiscalização de trânsito e fiscalização em estabelecimentos, como bares e casas noturnas.
A Operação é uma das ações da Secretaria Municipal de Segurança Pública para integrar as forças de segurança da cidade em um trabalho ostensivo de repressão à criminalidade e preventivo também. "A Guarda Municipal já está reforçando o policiamento nas últimas duas semanas, mas hoje, oficialmente, a gente dá início a esse trabalho conjunto. A Operação segue por tempo indeterminado na cidade e no interior. Uma Castro mais segura é o nosso propósito com a união das instituições que fará toda a diferença. É um momento de união pelo bem comum", afirmou Fábio do Prado Pinheiro, secretário que assumiu a pasta.
Pela manhã, as equipes percorreram Centro e bairros da cidade. No período da tarde, uma equipe da Guarda Municipal e outra da Patrulha Rural da PM seguiram para os distritos na área rural. Fazem parte da ação pelo menos 11 viaturas e um efetivo de 21 policiais e guardas. São quatro viaturas e duas motos da Guarda Municipal com 10 guardas, uma viatura e uma dupla de policiais da Civil e quatro viaturas da Polícia Militar, incluindo as de Radioatrulha, Patrulha Rural e Rotam (Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial), com nove oficiais. O trabalho acontece durante o dia e também à noite.
Entre os focos da Operação estão a repressão a situações de perturbação de sossego e de violência doméstica, já que são os tipos mais recorrentes de denúncias recebidas pela Guarda Municipal. "Tivemos inclusive informações sobre brigas em estabelecimentos comerciais e vias públicas, por isso estamos contando com o apoio do Conselho Tutelar, de órgãos de fiscalização da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros para vistoriar esses locais", acrescenta Pinheiro.
O vereador e também investigador da Polícia Civil, Ricardo dos Santos, faz parte da equipe que está nas ruas e acredita que a ação é um marco para a cidade. "É uma nova era da segurança pública no nosso Município porque é tolerância zero contra a criminalidade. Estamos aí para fazer um trabalho conjunto daqui para frente", pontuou.
O comandante do 3ª Batalhão da PM de Castro comentou que a já está em execução em todo o Estado uma outra ordem de Operação, a Força Total, e que a iniciativa de unir essa ação com a do Município fortalece os vínculos e garante melhores resultados. "Quando a gente une os esforços, sai beneficiado o cidadão. A gente espera que seja a primeira ação focada de muitas que venha a executar no ano de 2025", afirmou o tenente Bruno Araújo Oliveira.
Fique por dentro Jornalismo UEPG organiza eventos de pesquisa acadêmica do Brasil e França: veja programações
Prevenção Projeto do HU-UEPG previne amputação de pernas e pés de pacientes com doenças vasculares
Reconstrução Paróquia de Castro celebra 20 anos com resiliência e fé
UEPG UEPG realiza promoção de carreira para 415 servidores
Diocese Encontro regional reúne mais de 100 padres a partir de hoje em Ponta Grossa
Política Deputada Mabel Canto recebe representantes da CCR PRVias na Assembleia
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia