O mais novo festival de filmes de curta metragem curitibano, criado pela Agrupa Cultura, grupo curitibano que propõe a 1ª Mostra Audiovisual A3C está marcado para acontecer no dia 13 de novembro de 2024, quando 11 obras cinematográficas inscritas passaram pelo processo de seleção por uma curadoria de especialistas na área, vão ser exibidas ao grande público na tela do IMAX CWB, além de três já confirmadas, totalizando 14 filmes. A ideia de criar um projeto como este surgiu da necessidade de expandir o mercado audiovisual local, e expor novos trabalhos. “Nossa meta é democratizar o acesso ao cinema e oferecer uma nova plataforma aos cineastas. Acreditamos que todas as vozes merecem ser ouvidas e proporcionar uma experiência que valorize e promova os talentos locais”, explica a produtora e uma das fundadoras da Agrupa Cultura, Luiza Gutjahr.
Durante a Mostra A3C, além dos filmes selecionados, três foram convidados: "Moon River", produzido e dirigido por Marina Barancelli na Agrupa Cultura; o segundo filme: “Yãmî Yah-Pá - Fim da Noite”, escrito e dirigido por Vladimir Seixas; e o terceiro: “The Lost Kids”, escrito e dirigido pelas irmãs Thalita e Gabriela Zukeram, totalizando 14 obras cinematográficas. Dos filmes inscritos, as 11 obras selecionadas passaram pelo processo de curadoria, formado pelos renomados especialistas - Thiago Carvalho, Amenar Costa, Luiza Gutjahr e Marina Barancelli - a A3C reúne obras que enfrentam desafios de distribuição, permitindo que esses filmes ganhem espaço. No evento será celebrada a diversidade e a criatividade do cenário cinematográfico curitibano, num ambiente inspirador para a troca de experiências entre profissionais do setor.
Para Marina Barancelli, “o propósito é trabalhar para que a mostra cresça e vire de fato um Festival, movimentando o cenário da cidade na área e também seja palco para os novos cineastas que emergem e muitas vezes têm dificuldades de por seu trabalho em uma tela de cinema”, afirma. A exibição estará aberta ao público geral a partir das 19 horas do dia 13 de novembro, numa parceria inédita com o IMAX CWB, localizado no Shopping Palladium, no Bairro Portão. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Meaple pelo valor de R$12,00.
Premiação
Os três destaques entre os filmes selecionados vão receber premiações. A Agrupa Cultura vai oferecer ao 1°lugar, consultoria de roteiro Ana Catarina Lugarini, mentoria sobre mercado audiovisual e descontos na Back Bross; ao 2º colocado, consultoria com Thiago Carvalho, mentoria e descontos; e ao 3º, mentoria e descontos. A Mostra A3C surgiu vontade de movimentar e agitar o audiovisual, bem como ampliar o crescimento do setor em Curitiba, “além da nossa vivência no início da carreira onde enfrentamos diversas dificuldades para adentrar ao mercado e mostrar nossos trabalhos para o mundo, quando enxergamos a possibilidade colaborar nessa mudança, não pensamos duas vezes e nasceu a A3C”, conta Luiza Gutjahr.
11 Filmes Selecionados
“O Matuto” - Andrew de Souza
“Alma Gêmea” - Cássia Lasta
“Kuri-Hatimba: Cidade Pesadelo” - Fabielle Iatski
“AudioVisualizando: Todo Azul” - Gabriel Lobato
“Stupid Cupid” - Ivy Prados
“Café” - Lincon Barela
“Minha Mãe Fez a Melhor Sopa” - Plínio Luís Pereira Lopes
“Um Casamento Artificial” - Raphael de Jesus
“Em Sol” - Rebecca Rautmann
“Órion” - Rodriane DL
“Dedicatórias” - Silvano Junior
Aniversário de 2 anos da Agrupa Cultura
Criada em 2022, pelas artistas e produtoras Luiza Gutjahr e Marina Barancelli, a Agrupa Cultura surgiu para se tornar um ecossistema cultural que conta com núcleos formados por profissionais de extrema capacidade inseridos no mercado atual em diversas áreas artísticas e culturais do audiovisual, da música, do teatro e também como espaço cultural. Agora, dia 26 novembro de 2024, a Agrupa Cultura comemora 2 anos de existência no mercado cultural, com diversos trabalhos que conectam cada eixo buscando criar e desenvolver projetos que espalham pelo mundo a arte brasileira, e moldar o futuro do entretenimento.
Entre os principais projetos estão: o filme “MoonRiver”, indicado em festivais em Nova York Film and Actor Awards, Alternative Film Festival do Canadá e Alibag Short Film Festival da Índia; o filme “Rapsódia em Azul” produzido por meio da Lei Paulo Gustavo, com estreia prevista para 2025; além da promoção de mais de 20 cursos e a produção de mais de 30 eventos culturais, realizados no espaço Agrupa e em outros espaços da cidade com artistas locais.
A celebração de aniversário vem com a inauguração de um novo endereço, localizado no centro histórico de Curitiba, na Rua Jaime Reis 176 que está aberto para diversas atividades culturais.