Faleceu nesta sexta-feira (8), aos 74 anos, Dom Antônio de Orleans e Bragança, herdeiro da família imperial brasileira. Autointitulado Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antônio estava internado na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto, devido a complicações respiratórias. O falecimento foi divulgado através de uma nota pela Casa Imperial do Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança nasceu no Rio de Janeiro em 24 de junho de 1950, sendo um descendente direto de Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Filho do Príncipe Pedro Henrique de Orleans e Bragança e da Princesa Maria Elisabeth da Baviera, ele carregava o legado da família imperial, assumindo o papel de chefe da Casa Imperial Brasileira. Durante sua vida, Dom Antônio dedicou-se à preservação da história e cultura do Império do Brasil, promovendo eventos e iniciativas que celebravam o legado monárquico do país.
Dom Antônio deixa sua esposa, Dona Christine de Ligne, e quatro filhos: Dom Pedro Luiz, Dom Rafael, Dona Amélia e Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança. Sua morte representa uma grande perda para a preservação das tradições e da história monárquica brasileira.
Confira a nota completa abaixo: